A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) já montou toda sua estrutura de atendimento aos foliões durante o Carnaval Cultural de Ilhéus, que acontecerá de 14 a 17 de fevereiro, na Avenida Soares Lopes. Para esse ano, a Sesau levará ao circuito além do posto de urgência e emergências, com equipes profissionais, um stand especial para orientação sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS).

Segundo o titular da Sesau, Antonio Ocké, no stand o folião poderá realizar teste rápido para HIV e Sífilis, e também receberá camisinhas e material informativo sobre prevenção às doenças contraídas através do sexo.

A campanha de Carnaval 2015, salienta Ocké, é uma continuidade do trabalho já iniciado em 1º de dezembro, que tem como objetivos principais dar maior visibilidade às questões do viver com HIV/AIDS e à importância do teste e o tratamento. “Considerando que o incentivo à testagem e tratamento (prevenção combinada) é uma nova abordagem de política pública que vem permeando todas as recentes ações de comunicação,  e que estará amplamente presente durante o ano de 2015, objetivamos então o incentivo a testar e tratar com enfoque na adesão ao tratamento precoce”, afirmou.

A ação da Prefeitura de Ilhéus através dos setores de atenção básica e DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde, integra a campanha do Ministério da Saúde intitulada “#partiu teste, eu me testo, eu me previno, eu uso camisinha…”.