Há um ano, o município de Ilhéus registrou o primeiro caso de paciente infectado pelo coronavírus.  Em 25 de março de 2020, também foi publicado o decreto 021/2020, do estado de calamidade, para dar providências quanto ao enfrentamento da pandemia. De lá para cá, uma série de medidas e ações foram adotadas para conter o alastramento da Covid-19 na cidade. Uma gestão pública, preventiva e organizada, do prefeito Mário Alexandre em parceria com o Governo do Estado da Bahia, foi o que tornou Ilhéus uma cidade referência no atendimento regional para pacientes com Covid-19, fazendo o diferencial no combate à pandemia com o maior número de leitos de UTI no interior baiano.

“A estrutura do Centro Covid-19 é excepcional, umas das melhores do interior da Bahia”, declarou o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, ao visitar, à época, o primeiro hospital de campanha do interior, com atendimento 24 horas, instalado em Ilhéus, no Centro de Convenções, em maio de 2020. Pela unidade, que hoje conta com 20 leitos de UTI e 4 leitos clínicos, já passaram 23.257 pacientes de Ilhéus e de outras cidades como Una, Uruçuca,  Almadina, Itacaré, Gandu, Aurelino Leal, Jequié,  Canavieiras, entre outras, regulados pela secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

O equipamento, fruto da parceria exitosa entre os governos estadual e municipal, tem oferecido um aporte imprescindível no atendimento de milhares de pacientes e ajudado a ter um controle melhor da Covid-19 em Ilhéus.

“Lideramos um ranking de 28 municípios do Território de Identidade Litoral Sul da Bahia quanto ao nível de transparência das contratações emergenciais no combate à Covid-19, com a melhor avaliação do Instituto Nossa Ilhéus. Instituímos um Gabinete de Crise, com assentos para diversos segmentos e poder público, para a adoção das medidas de enfrentamento à pandemia. Entre elas, os planos de contingenciamento à Covid-19 e de retomada do crescimento econômico, com 4 quatro etapas para a flexibilização gradativa do comércio. Isso mostrou nossa preocupação em salvar vidas e a economia.  Adotamos medidas tributárias excepcionais para amortecer os impactos econômicos no bolso dos contribuintes, com a suspensão e prorrogação dos prazos de pagamentos. Também cortamos na própria carne”, recordou o prefeito Mário Alexandre.

O secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, lembra que logo no início de 2020, o município de Ilhéus rapidamente capacitou os profissionais de saúde e requereu a contratualização de novos leitos de UTI junto à Sesab, o que tornou Ilhéus a cidade com o maior número de leitos de UTI no ano passado.

O coordenador do Comitê Operacional de Emergência, o médico cardiologista André Cesário, mostrou que o município de Ilhéus também foi profícuo ao estruturar rapidamente o Plano Municipal de Imunização, em janeiro de 2021, de acordo com as determinações dos órgãos federal e estadual de Saúde.

“A cidade de Ilhéus sempre foi proativa no combate à pandemia, sempre antecipando as ações mediante análise dos dados apresentados, do que ocorria no município, nas cidades circunvizinhas e em todo o cenário nacional”, destacou a enfermeira coordenadora do Centro Covid de Ilhéus, Daniela Navarro.

Outras ações como desinfecção de prédios e logradouros públicos; inspeções pela Vigilância Sanitária nos estabelecimentos; fiscalizações e verificações pelo disk denúncias pela Guarda Civil Municipal em parceria com a Polícia Militar, fiscais ambientais e de posturas; barreiras sanitárias nas rodovias; busca ativa de pacientes infectados, com ações educativas e de sensibilização da comunidade para a prevenção; Abrigo para pacientes infectados socioeconomicamente dependentes; e entregas de kits alimentação para alunos da rede municipal, também fizeram a diferença..

Atualmente, 13.605 pessoas já estão curadas da Covid-19 em Ilhéus; 399 pacientes registrados  com o vírus ativos, dos quais, 30 estão internados na UTI. 43.200 casos foram descartados até o momento. Ao todo, foram registrados 360 óbitos. Dos 81 leitos de UTI existentes, 76 estão ocupados, sendo que destes, 46 pacientes são de outras cidades e 30 pacientes são de Ilhéus.