Antes de mais nada, a gratidão é uma virtude moral, um relevante, saudável e positivo aspecto do desenvolvimento humano. É valorizada por todos os povos e em todas as culturas. Ela existe quando reconhecemos que alguém prestou um benefício, um auxílio ou um favor ou que provocou alguma situação positiva em relação à nós.

Pesquisas da Psicologia Positiva revelam que pessoas que sentem-se agradecidas são mais carinhosas, alegres e entusiasmadas. Notavelmente, a família, os amigos, os parceiros e outras pessoas do seu relacionamento relatam que elas são mais extrovertidas, mais otimistas e mais confiáveis.

Ainda na Psicologia Positiva, a gratidão é uma força pessoal. Ela faz parte da Virtude “Transcendência” que mostra conexão com algo maior que nós mesmos.

E infelizmente, encontramos mais ingratidão que gratidão. Todos nós temos certamente, vários episódios de ingratidão para conosco…

PORTANTO, A INGRATIDÃO É ALGO INACEITÁVEL. SÓ MOLEQUES SAFADOS NOS DECEPCIONAM. POIS, O VERDADEIRO HOMEM ÉTICO, JUSTO E AGRADECIDO, JAMAIS TE MAGOA, TE OFENDE, TE APUNHALA POR DETRÁS. Canalhas desta espécie merece a forca.

A ingratidão é considerada pelos maiores estudiosos do mundo, a mais terrível, inatural e maléfica atitude de um ser humano. A pessoa ingrata nada reconhece,  ao contrário,  ao conquistar o que deseja, normalmente numa mentirada e traição das grossas, sem precedente, parece fazer questão de apagar a página da vida onde consta o auxílio quando mais precisou. E, faz de conta que ninguém ajudou, dando-lhe oportunidade a alcançar seus objetivos.

Apesar de tudo que recebem, os ingratos não dizem nem ao menos “obrigado” e jamais tem coragem de dizer “adeus”.  São incapazes de reconhecer o empenho e as energias despendidas quando precisaram de outras pessoas. Mudam de galho em galho, feitos primatas antropoides. Esses Energúmenos, boçais, e desatinados nada se vislumbra de positivo. E, mais, esse tipo de gentalha são sempre parlapatões e boquirrotos.

E, muitas vezes, esses cretinos não percebem sua própria natureza ingrata. E continuam sendo ingratas vida afora… É de dar dó a esses idiotas camuflados que se declaram conhecedores e especialistas em algo, mas na verdade não conhecem nem a sí próprio. Doentes!

O vagabundo que trai um vez, será sempre um traidor, hipócrita, ingrato. Enfim, um verdadeiro marginal. Viverá eternamente em braços esplêndidos da mentira e à margem da fidelidade.

São várias as consequências negativas da ingratidão. Ela causa uma dor emocional e psicológica imensa. Nossa autoestima fica abalada, ficamos arrasados, como se não tivéssemos valor e significássemos nada para aquela pessoa. Sentimo-nos usados e tolos; desapoiados e desrespeitados.

E, naturalmente perdemos a motivação para auxiliar ou apoiar a pessoa novamente. Mas, como diz sabiamente o historiador Augusto Sá, “A ingratidão só existe quando você faz pelo outro esperando algo em troca”.  As vezes você não espera nada em troca de um favor, mas, pelo menos a justiça e a verdade em ‘íris na íris’ deveria sempre prevalecer. Infelizmente a falsidade e ingratidão são primos de primeiro grau.

Aos ingratos… nossos desprezos!