O I Encontro Uruçu na Cabruca visa promover o debate sobre a prática da meliponicultura e seus impactos socioambientais na construção de territórios mais sustentáveis, em especial no contexto da região Sul da Bahia. Promover o diálogo de saberes e experiências entre meliponicultores/as, agricultores/as e estudiosos do tema é um dos princípios do evento. Para participar, agricultores(as) familiares, estudantes, pesquisadores e interessados(as) na temática podem se inscrever gratuitamente entre os dias 13 e 29 de setembro, por meio de formulário neste link: https://abre.ai/urucunacabruca. As vagas são limitadas.

O encontro vai acontecer no dia 03 de outubro, nas instalações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) – Campus Uruçuca, com uma programação diversificada, que inclui painel temático sobre oportunidades e desafios para fortalecimento da prática da meliponicultura, além de oficinas sobre montagem de caixas de criação racional de abelhas, avaliação e seleção de genótipos das colônias, manejo de multiplicação e transferência de colônias, produtos das abelhas e pratos à base de mel. Durante o encontro, ainda haverá a Feira da Agricultura Familiar, com a presença de agricultoras e agricultores familiares.

O evento é uma realização da Tabôa Fortalecimento Comunitário, IF Baiano – Campus Uruçuca, Ministério Público do Estado da Bahia e Sebrae, com apoio do Instituto humanize.

Projeto Uruçu na Cabruca

A iniciativa integra as ações do projeto Uruçu na Cabruca, que fomenta a prática da meliponicultura no contexto da agricultura familiar no Sul da Bahia, região historicamente conhecida pelo cultivo de cacau no sistema cabruca, sob a sombra de árvores nativas da Mata Atlântica. É assim que a cabruca e a meliponicultura somam forças na proteção da agrobiodiversidade, na preservação da abelha Melipona mondury e no fortalecimento de comunidades rurais. Desde 2019, quando o projeto foi iniciado, 120 famílias já foram alcançadas em cinco municípios baianos – Camamu, Ibirapitanga, Ilhéus, Itacaré e Uruçuca.

O projeto é realizado em parceria pela Tabôa Fortalecimento Comunitário e pelo IF Baiano – Campus Uruçuca. E conta com os apoios do Ministério Público do Estado da Bahia, que também participou de sua concepção, e do Instituto humanize. Saiba mais em www.taboa.org.br

AGENDA

O quê: I Encontro Uruçu na Cabruca

Quando: 3 de outubro de 2023

Onde: IF Baiano – Campus Uruçuca

Inscrições: Até dia 29/09 pelo link https://abre.ai/urucunacabruca

Post 1_Redes sociais.png