O colorido tomou conta das ruas de Irará na tarde deste domingo(29). As cores do arco-íris contagiaram a população do município em uma espécie de “grito” contra a homofobia e o preconceito que atinge a comunidade LGBT. Com Trio elétrico, faixas, cartazes, música eletrônica e djs, cerca de duas mil pessoas participaram da quarta Parada Gay realizada na cidade. Com o slogan “ Aceitar é uma escolha sua, mas respeitar é um dever de todos” gays, travestis, lésbicas e transexuais promoveram um desfile que mesclou beleza, glamour e desejo de respeito à diversidade sexual.

Durante o percurso da parada gay, os manifestante levaram faixas e cartazes com dados estatísticos relativos aos homicídios cometidos contra gays, lésbicas, travestis e transexuais no Brasil. De acordo com os manifestantes, nos últimos quatro anos, o número de denúncias ligadas à homofobia cresceu em torno de 600%. “ A parada gay para a gente é um momento de reflexão, de manifestação. Os homossexuais de Irará vão sair às ruas para fazer um apelo pela paz e um grito contra a homofobia. Nosso objetivo é mostrar que todos nós somos irmãos, independente de cor, raça, classe social e sexo. Somos todos filhos de deus”, pontuou o militante do PSOL e Coordenador da Parada Gay, Uanderson Alves.

Uanderson Alves destacou que o preconceito com a homosssexualidade pode ser constatado na baixa contratação de homossexuais no comércio do município. Segundo ele, a maioria da camunidade LGBT de Irará encontra-se desempregada por causa da homofobia existente entre os comerciantes e lojistas. “ É muito difícil você encontrar um homossexual trabalhando em alguma loja de Irará. Eles não contratam devido o preconceito”, ressaltou.

Em forma de protesto, o coordenador da Parada Gay citou uma frase considerada como referências dos militantes da causa gay de Irará. “ Ser gay não é ser doente, sujo, desviado. Ser gay é amar de um jeito diferente, especial, mas tão verdadeiro quanto o amor entre um homem e uma mulher”, declarou a liderança da pauta LGBT. A organização do evento contou com a colaboração de Anderson Campos,(vice-presidente da parada), Jonas Tiandro (tesoureiro) e Renata Santana (Secretária).