O deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL-MA) foi flagrado manuseando uma grande quantidade de dinheiro em seu escritório, em São Luís. Segundo a Polícia Federal, a quantia é fruto de um esquema de desvios de recursos de emendas parlamentares.

As gravações foram feitas em outubro do ano passado, com autorização do Supremo Tribunal Federal. Porém, apesar das imagens, nenhuma medida além das ações de busca e apreensão foi adotada até o momento. E Josimar de Maranhãozinho continua cumprindo mandato.

O vídeo faz parte da Operação Descalabro, que apura uma complexa engrenagem de desvio de dinheiro público direcionado pelo próprio deputado a municípios maranhenses via emendas parlamentares. Relatório da PF obtido pelo jornal O Estado de S. Paulo aponta que o fluxo de dinheiro em espécie no escritório do político tem como origem repasses que empresas ligadas a Maranhãozinho receberam de prefeituras sob influência política do parlamentar.

Josimar de Maranhãozinho é hoje líder do diretório maranhense do Partido Liberal – sigla a qual o presidente Jair Bolsonaro se filiou no último dia 30. O deputado já havia sido vítima de uma operação da Polícia Federal, neste mesmo ano.