Itabuna participou do encontro sobre “Desenvolvimento Sustentável Consorciado” promovido ontem, dia 27, pela Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc), Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA) e Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Sul (CDS-LS). O diretor de Agricultura, Rodrigo Haun e o Coordenador-Geral de Comunicação, Afonso Dantas, representaram o município.

O encontro, que contou com a presença de prefeitos e representantes de vários municípios, teve o objetivo de discutir ações voltadas para a correta destinação dos resíduos sólidos. A empresa RAC Saneamento, de Brusque (SC), apresentou “cases” de sucesso que demonstram a importância de os municípios implantarem aterros sanitários em cumprimento ao novo marco do saneamento básico.

A correta disposição de resíduos sólidos e a construção de um aterro sanitário para atender às cidades de Itabuna e Ilhéus foi tema de encontro neste mês entre os prefeitos Augusto Castro e Mário Alexandre Souza (PSD) com o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, deputado federal licenciado Nelson Pellegrino (PT-BA). Além disso, está prevista a mesma solução para os resíduos de 22 cidades regionais nessa negociação.

Os dois mandatários das duas maiores cidades do sul da Bahia disseram pretender constituir Grupos de Trabalho para que analisem como pode se dar a cooperação no marco legal do saneamento básico aprovado pelo Senado Federal e sancionado pelo Presidente da República. Aos municípios a nova lei determina que os planos municipais de gestão integrada de resíduos sólidos deverão ser revisados, no máximo, a cada dez anos.

Além disso,a lei também estabelece um prazo para o fim dos lixões no país. Para municípios com planos elaborados, o prazo é 2 de agosto de 2022, para cidades com mais de 100 mil habitantes. Já em cidades entre 50 e 100 mil habitantes, os lixões devem ser eliminados até 2 de agosto de 2023; e em cidades com menos de 50 mil habitantes, o prazo é 2 de agosto de 2024.

Depois de participar do encontro promovido pela AMURC, O diretor de Agricultura da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Rodrigo Haun, ressalta que o prefeito Augusto Castro tem como meta cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos que determina que todos os lixões do país sejam fechados, Com isso, rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado) devem encaminhados para aterros sanitários ambientalmente adequados.


“Para isso, a intenção da Administração municipal é firmar parcerias com os municípios para que essa demanda seja atendida de forma coletiva”, explicou Haun. E completou: “Nesse primeiro momento a RAC Saneamento firmou parceria com o Município de Buerarema”.

“A vizinha cidade deseja implantar um aterro sanitário com todas as despesas sob a responsabilidade da empresa. Como contrapartida aquele município teria apenas a doação do terreno. Isso é muito positivo, porque vamos visitar para conhecer o projeto de perto”, finalizou Rodrigo Haun.