A Prefeitura de Itabuna, por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), vai criar na cidade um clima junino para celebrar a chegada do São João, comemorado no dia 24 de junho. Este é o segundo ano consecutivo que as festividades juninas foram suspensas por conta do Covid-19.

A proposta é promover um impacto positivo no comércio, movimentando grandes e pequenas empresas nesta época festiva, além de presentear a população com a decoração especial que está sendo instalada na cidade.

Inovadora, a decoração vai contar com portais, bandeirolas coloridas e balões nas ruas centrais, transformando espaços comuns em instagramáveis.

Na praça Olintho Leone, será construído uma vila junina, com a instalação de barracas  com comidas típicas, elementos culturais característicos e acessórios interativos, como bonecos e moldura para fotos, envolvendo a população em um clima junino, com segurança e todos os cuidados necessários.

Para o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), a implantação de peças da decoração junina nas principais artérias comerciais do centro complementa as ações da campanha promocional de vendas da CDL que conta com o apoio financeiro da Prefeitura. “Temos dado o suporte necessário à instituição lojista para que consumidores da região façam suas compras na nossa cidade”, expressou.

Embora próximo a data festiva, a ação tem sido aplicada com muito empenho para promover o melhor em Itabuna. Para o presidente da FICC, Aldo Rebouças, esta é uma ação importante para valorizar a cultura junina.

“O projeto determinado pelo prefeito Augusto Castro, promove uma atenção especial à população, envolvendo a todos nessa época que expressa a nossa cultura, o nosso São João”, disse.

O projeto tem mobilizado e integrado setores do governo, como a Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda. O titular  da pasta, Ricardo Xavier, pontua o impacto da caracterização para a economia local,  como sendo de “importância significativa, uma atividade que sem dúvida nenhuma fomenta o comércio e alimenta a cadeia de compras, incentivando não só as pessoas de nossa cidade, como de toda  a região.”

Itabuna movimenta em seu comércio, cerca de 2 milhões de consumidores, sendo o maior empregador da região  Sul da Bahia. Para fortalecer a economia ainda mais, a Prefeitura tem dado apoio à campanha junina de prêmios que está sendo realizada pelo CDL.

O presidente da entidade, Carlos Leahy, agradece o apoio prestado pela Prefeitura nesse momento tão único e também registra a sua alegria com a iniciativa. “É com muita satisfação que a CDL promove as vendas e participa desse projeto que representa muito para o nosso comércio.” afirmou.