Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Itabuna participam do curso “Padronização para Instrutores em Armamento e Tiro” oferecido Secretaria de Segurança e Ordem Pública. Com a capacitação se atende às novas exigências da matriz de formação de tiro da Policia Federal.

A secretária Mariana Alcântara destacou o compromisso do prefeito Augusto Castro (PSD) com a qualificação dos guardas civis municipais e dos demais servidores públicos. “Estou feliz e satisfeita com a realização deste curso, o primeiro de muitos. Nosso projeto é criar um calendário de treinamentos”, afirmou.

A titular da Secretaria de Segurança e Ordem Pública enfatiza que “a qualificação profissional da GCM passa por treinamentos contínuos de pequena parcela do efetivo para que se torne multiplicador. Desejamos que a instituição ofereça um serviço humanizado e de qualidade à nossa população”, declarou.

O curso está sendo ministrado pelo Inspetor Valdir Santos, coordenador pedagógico do Núcleo Educacional da Secretaria. A capacitação será encerrada na sexta-feira, dia 22.

TEMÁTICA

Iniciado na segunda feira, na sede da Escola Municipal de Trânsito, no saguão do Aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho, no Bairro Lomanto, o curso tem duração de cinco dias e carga horária de 50 horas. “Essa requalificação servirá para formar novos guardas civis. Além disso, há treinamentos anualmente para esses profissionais”, destaca o coordenador.

Dentre os principais temas abordados estão perfil do instrutor, planejamento, fundamento do tiro, noção de balística, manuseio com pistola, revólver e espingarda, além de noções de APH, regras de segurança, legislação, manutenção de 1° escalão, mentalidade de combate em baixa luminosidade e exercícios dinâmicos de tiro.

Também serão debatidos outros temas como solução de panes, recarga emergencial, anti-emboscada, transição arma longa x arma curta e saque velado.

O inspetor Valdir Santos explicou que esse último tema vai trabalhar o comportamento de quem deseja portar uma arma de fogo, desde a escolha dos acessórios até as técnicas específicas para o comportamento civil, o combate armado propriamente dito. Ele destaca ainda que outra novidade nesse curso é a adesão de duas guardas civis femininas no quadro de instrutores da Guarda Civil Municipal.