A Prefeitura de Itabuna, através das secretarias municipais de Planejamento e de Agricultura e Meio Ambiente, participou nesta quinta-feira, dia 14, de um debate sobre gestão ambiental compartilhada. O encontro aconteceu no Teatro Municipal Candinha Dória numa realização da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e Instituto do Meio Ambiente e  Recursos Hídricos (Inema).

Durante o 1º Seminário Território Litoral Sul – O Município e a Agenda Ambiental foram traçados planos para fortalecer sistemas ambientais dos municípios que fazem parte do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – Litoral Sul (CDS-LS), integrado por várias cidades.

Segundo a secretária municipal de Planejamento, Sônia Fontes, que representou o prefeito Augusto Castro (PSD) no evento, foi uma oportunidade que deflagrou a agenda ambiental que vai formatar programas específicos, onde municípios vão escolher os problemas a serem solucionados. “Nosso ponto de partida é a Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira e os resíduos sólidos. A partir do que foi exposto, o Governo do Estado nos dará suporte em um convênio de apoio e capacitação, com base no CDS – LS”, afirmou.

Sobre o apoio do Governo da Bahia ao Programa de Coleta Seletiva, que está sendo iniciado em Itabuna na próxima semana, a secretária disse que a ação é independente. No entanto, pode haver apoio governamental para a aquisição de equipamentos. “Vamos tentar conseguir EPIs e outros equipamentos. Até agora o município arcou com todos os custos, o que incluiu desativar o antigo lixão, encargos sociais com os antigos catadores que passaram a agentes ambientais e a abertura do galpão”, declarou.

O seminário contou com a participação de representantes da Associação dos Municípios do Sul Extremo Sul e Sudoeste (AMURC), através do secretário-executivo, Luciano Veiga. “A Bahia é pioneira nessa atividade compartilhada entre Inema, SEMA e municípios na contratação de equipes técnicas que permitam ao Consórcio Litoral Sul auxiliar na fiscalização e licenciamento ambiental”, frisou Veiga.

Ele reforçou que o momento é importante para o CDS-LS que já desenvolve esse apoio desde 2014. “O meio ambiente não tem território e, nosso exemplo é a Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira que a partir das ações do município, necessita e requer uma ampliação de projeto em toda sua extensão”, disse.

Durante o Seminário, a coordenadora de articulação institucional da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Kitty Tavares, destacou  que o evento está   na   meta   de um convênio  que o governo estadual vai  celebrar com o consórcio público integrado por 14 municípios. “Queremos dialogar com os municípios sobre gestão ambiental. Itabuna, por exemplo, optou pelo tema que discorre sobre política do meio ambiente, licenciamento e controle com participação de servidores do Inema”, concluiu.