Nesta entrevista exclusiva a Elias Reis, Jabes Ribeiro fala de suas contas reprovadas, conjuntura política, eleições 2024 e diz muita coisa em ‘entrelinhas‘. Professor universitário, advogado, membro da Academia de Letras de Ilhéus, Jabes Ribeiro foi prefeito de Ilhéus por 04 (quatro) mandatos. Iniciou sua vida pública aos 24 anos de idade. E, com 29 anos foi eleito Prefeito para o seu primeiro mandato, sendo o mais jovem gestor em toda história política do município de Ilhéus. Destes 71 anos de idade, quase 50 dedicados exclusivamente a Ilhéus e a Bahia. Também foi secretário municipal, estadual e atualmente é o secretário geral do PP, na Bahia. Figura influente e, certamente, o mais político dos políticos do município de Ilhéus. Sempre cauteloso nas respostas e com muita objetividade. Vamos a entrevista…

JORNAL DO RADIALISTA: Para Aristóteles, quem vive fora da comunidade/cidade organizada ou é um ser degradado ou um ser sobre-humano (divino). Você Jabes, literalmente é um animal político, se vê fora da política partidária?

JABES RIBEIRO – Sou político por vocação, considero uma atividade das mais nobres, trata-se de cuidar das pessoas. No momento, sem mandato, mas no exercício da atividade política na qualidade de secretário geral do progressista na Bahia.

JORNAL DO RADIALISTA: Com mais de 71 anos, pensa no futuro, ou o seu futuro é sempre o hoje?

JABES RIBEIRO – Eu vivo o presente com as experiências acumuladas e o olhar no amanhã.

JORNAL DO RADIALISTA: Como está sua visão, e o câncer? Você tá curado?

JABES RIBEIRO – Felizmente consegui estabilizar a perda de visão do olho esquerdo, resultado de uma intercorrência na cirurgia de catarata. Em relação ao câncer, passado os cinco anos do protocolo, após os exames de rotina fui considerado curado.

JORNAL DO RADIALISTA: Além de organizar o PP na Bahia, é verdade que está advogando também em Salvador, e ainda escrevendo um livro? Quando sai este livro e, é autobiográfico?

JABES RIBEIRO – Estou escrevendo sobre minha trajetória em quase 50 anos de atividade pública. A advocacia ocupa um espaço, mas a minha paixão é a política.

JORNAL DO RADIALISTA: Falando em Salvador, seguimentos de partidos oposicionistas afirmam que você é Itabunense, trabalha na capital e desde 2015 ‘usa’ Ilhéus para fazer política do interesse. Que tem a falar?

JABES RIBEIRO – Nasci em Itabuna, ainda adolescente fui morar em Ilhéus com meus pais e irmãos. Após os meus estudos, exerci o magistério em Ilhéus e dei início à atividade política na década de 70. Quando concluir o último mandato de prefeito, fui para Salvador cuidar da minha saúde e trabalhar. Fico entre Ilhéus e Salvador, acompanho e vivo a realidade da minha cidade. Sou apaixonado por Ilhéus.

JORNAL DO RADIALISTA: Você ainda tem capital político na cidade, por que acúmulos de derrotas do seu grupo em 2016, 2018, 2020 e recentemente em 2022?

JABES RIBEIRO – Em 2016 não pude disputar a reeleição por problemas de saúde. Temos um grupo forte, vencemos 5 (cinco) eleições municipais, fui deputado federal, ocupei a Secretaria de Estado no governo de Waldir Pires. Ganhar e perder faz parte da Democracia, o que jamais perdemos foi a dignidade e o compromisso com Ilhéus.

“Não cometi improbidade. Aguardo com confiança o pronunciamento da Câmara de vereadores”.

JORNAL DO RADIALISTA: Em sua última gestão suas contas de 2016 foram reprovadas. Por que não respeitou o limite prudencial? Não tem receio de ficar inelegível, já que agiu pelo coração não exonerando os mais de 300 servidores não investidos legalmente pelo ente público local?

JABES RIBEIRO – Recebi a prefeitura com uma total desorganização nas suas contas, a folha de pessoal era quase 70 % das receitas o que inviabilizava a administração do município, além de três folhas de salários atrasados. Fiz um grande esforço e no final do mandato reduzimos para 54,7, ainda acima do limite legal (54%), de acordo com a lei de responsabilidade fiscal. Como resultado de um trabalho de equipe, colocamos as contas em ordem, tiramos o município do CAUC, fizemos a reforma tributária, preparamos projetos de infraestrutura. Cito alguns exemplos:
– projeto habitacional ( mais de três mil casas construídas e entregues à população);
– usina asfáltica;
– início da ponte Ilhéus/pontal;
– construção de 2/3 do hospital Costa do Cacau;
– projeto da saneamento da zona sul;
– dezenas de escolas e postos de saúde;
– urbanização de bairros, morros e distritos;
– sede da PMI na Conquista;
– equipamentos esportivos;
– preservação dos equipamentos culturais;
– incentivo às festas populares;
– entre outras realizações.

É verdade, o TCM deu parecer contrário as minhas contas de 2016, por conta do município não ter cumprido os índices. Tenho a consciência tranquila, preferi essa decisão do TCM a ter que demitir mais de 300 servidores cujas vidas foram dedicadas ao município de Ilhéus.

JORNAL DO RADIALISTA: Para efeitos penais, para que haja condenação por crime de responsabilidade conforme o Decreto Lei 201/67, é necessário que o prefeito haja com plena consciência a respeito de sua conduta ou assuma, deliberadamente, o risco de praticá-la (Lei 201/67), você, apesar de assumir a responsabilidade ao arrepio da lei, espera sensatez dos edis locais?

“Preferi essa decisão do TCM reprovar minhas contas, a ter que demitir mais de 300 servidores cujas vidas foram dedicadas ao município de Ilhéus”.

JABES RIBEIRO – Estou certo que não fui injusto nem cometi improbidade. Aguardo com confiança o pronunciamento da Câmara de vereadores.

JORNAL DO RADIALISTA: Em 2015 você promoveu uma reforma tributária sem nenhum precedente, aumentando absurdamente o IPTU e outros tributos. Por que aquela decisão impopular há um ano das eleições municipais? Não acha sua decisão terminou prejudicando naquela oportunidade o seu candidato ao Palácio Paranaguá?

JABES RIBEIRO – A reforma tributária foi uma decisão difícil, mas necessária. O município precisava pagar as suas contas sob pena da falência dos serviços públicos essenciais. Já não havia recursos para o pagamento dos funcionários da prefeitura. Contratamos um estudo técnico para definir o projeto da reforma, preservando milhares de famílias que foram isentas do pagamento. O gestor responsável não pode se ausentar da decisão por uma possível perda de popularidade. Fiz o que foi necessário para viabilizar as contas públicas e garantir os serviços essências para o bem da população.

JORNAL DO RADIALISTA: Por que o seu último mandato (2013/2016) não teve à atenção do governador, houve ingratidão de Rui Costa e, por que até hoje você se sente desprestigiado e magoado com ele?

JABES RIBEIRO – O então governador Rui Costa, alegava as dificuldades que enfrentou nos seus primeiros 2 anos de mandato. É claro que gerou prejuízos para a cidade e para o meu governo. Mas ele se recuperou e ajudou muito a cidade nos anos seguintes, não tenho do que reclamar.

JORNAL DO RADIALISTA: Sinceramente, após ter deixado a prefeitura, 2016, você tentou se articular junto com João Leão e Jacques Wagner, seu encaminhamento ao TCM? Houve ou não houve essa movimentação nos bastidores e o que deu errado?

JABES RIBEIRO – Não houve nenhuma articulação nesse sentido, nunca pensei em trocar a política por outra função.

JORNAL DO RADIALISTA: Qual o desenho da conjuntura política hoje do Estado Baiano? Muitos deputados do PP continuam na base petista, apoiando proposições e seguindo orientação de Jerônimo. Cargos? Hoje o PP está dividido?

JABES RIBEIRO – O Progressistas saiu forte das últimas eleições. Apesar do resultado adverso para o governo do Estado, elegemos bancadas parlamentares expressivas: 6 deputados estaduais e 4 federais. Temos mais de 90 prefeitos e estamos organizados em praticamente todos os municípios da Bahia.
No momento, estamos amadurecendo o nosso posicionamento em relação ao governo do Estado. Vamos encontrar o melhor caminho de trabalharmos em benefício dos baianos.

JORNAL DO RADIALISTA: Recentemente você sinalizou que o Partido Progressista de Ilhéus está à procura de um pré-candidato para 2024. Por que você não conseguiu criar lideranças local?

“Temos nomes qualificados, entre eles o nosso presidente da executiva municipal, companheiro Cacá”.

JABES RIBEIRO – Estamos conversando internamente sobre as próximas eleições, não há pressa para definição.
Temos nomes qualificados, entre eles o nosso presidente da executiva municipal, companheiro Cacá (Colchões).

JORNAL DO RADIALISTA: Sabemos que em um momento não tão recente, você pensou em lançar sua esposa na política, principalmente por seu histórico familiar, filha de vereadora e irmã de deputado/secretário. Explique na linha tempo por que ainda não foi possível, e, se 2024 Adryana Ribeiro terá essa oportunidade, apesar de você mesmo dizer em entrevistas que não descarta ser o candidato da legenda.

JABES RIBEIRO – Adryana (Ribeiro) tem compromisso público, ajudou muito na área cultural nos meus mandatos, mas nunca demonstrou interesse em disputar eleições. Eu quero continuar contribuindo com o debate político e na busca do melhor caminho.

JORNAL DO RADIALISTA: Este grupo de partidos políticos que estão se reunindo em Ilhéus em oposição ao atual governo, (inclusive o seu partido), vai para algum lugar? Esse filme não já tentaram exibir antes, e o cinema pegou fogo? Por que insistir com a hipocrisia de que quem tiver melhor avaliado será o candidato do grupo?

JABES RIBEIRO – Este conjunto de Partidos derrotou o candidato Jerônimo aqui em Ilhéus. Creio que tem legitimidade para construir um caminho vitorioso nas próximas eleições.

JORNAL DO RADIALISTA: Fusão UB/PP quase impossível. E federação, tem possibilidade ainda, você apoia, pq?

JABES RIBEIRO – Acho que teríamos muitos problemas para administrar no momento, quem sabe no futuro.

JORNAL DO RADIALISTA: Dentro de uma melhor conjuntura e por um projeto para 2024, você vislumbra aliar-se com Valderico Junior, numa composição de alianças e não apenas de diálogo?

JABES RIBEIRO – O Progressistas está participando das reuniões com o coração aberto. Sem unidade a vitória fica mais difícil. O ideal é que todos tenham humildade e clareza dos objetivos.

JORNAL DO RADIALISTA: Dias atrás comentou-se na imprensa local uma conversa do ex-presidente da Câmara de Ilhéus, Jerbson Moraes, contigo, acerca da possibilidade dele se colocar à disposição do PP, numa provável vice em 2024. Indiscutivelmente Jerbson é uma força em evolução, político sapiente, jovem, articulado e, vem sabendo explorar a mídia. Você reconhece o potencial de Jerbson e, vê nele um futuro promissor?

JABES RIBEIRO – Torço pela juventude comprometida com a democracia e referenciada pelo interesse público.
Jerbson foi meu aluno na UESC, tenho uma boa conversa com ele. Desejo que faça as melhores escolhas.

JORNAL DO RADIALISTA: Você acha que o atual prefeito, com seu poder de persuasão, carisma e notória capacidade de fazer política, vai se empenhar em 2024 com todas as suas forças para eleger seu sucessor, assim como fez sua esposa Deputada Estadual?

JABES RIBEIRO – Não sei, o tempo dirá. Tive maior contato com Mário quando Ângela foi minha vice. Apesar de posições diferentes, temos uma relação civilizada.

JORNAL DO RADIALISTA: Faça uma análise geral da gestão de Mário Alexandre nestes últimos seis anos. Está aprovada a gestão de Marão?

JABES RIBEIRO – Bem, ele recebeu uma prefeitura com as contas organizadas, com importantes projetos em andamento e contou com o apoio do governo do Estado. Como qualquer prefeito tem acertos e desacertos. Acho que tem uma dívida com a cultura de Ilheus. Torço para que possa corrigir no tempo que lhe resta.

JORNAL DO RADIALISTA: MANDADO DE SEGURANÇA, LIMINAR, AGRAVO DE INSTRUMENTO, MANDADO DE PRISÃO, HC. ADEMAIS, ATÉ DIA 10 DE MAIO DEVE SAIR A SETENÇÃO DO MÉRITO. COMO VOCÊ VÊ ESSA QUERELA SEM PRECEDENTE, PRECISARIA JUDICIALIZAR ATOS INTERNA CORPORIS DA CÂMARA DE ILHÉUS? COMO ADVOGADO E PROFESSOR DE DIREITO QUAL A SUA OPINIÃO?

JABES RIBEIRO – Aprendi ao longo da vida que decisão judicial se respeita e caso haja discordância o remédio técnico é o Recurso. A atual direção da mesa recorreu e foi atendida pela Justiça. É assim que funciona o Estado Democrático.

JORNAL DO RADIALISTA: Obrigado Jabes pela entrevista.

JABES RIBEIRO – Obrigado Elias, e estou sempre a disposição.

 

Entrevista realizada na quinta-feira, 20/04.

A reprodução desta matéria é autorizada desde que contenha a assinatura JORNAL DO RADIALISTA.