Na quarta-feira (01), no Teatro Municipal de Ilhéus, aconteceu a formatura dos alunos da Escola Municipal do Iguape no  Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).  O Proerd é desenvolvido nas escolas públicas e particulares, no 5º e 7º ano do Ensino Fundamental, na educação infantil (Proerd Kids) e para adultos com o Proerd para Pais, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência.
O advogado e vereador Jerbson Moraes foi convidado para palestrar durante a cerimônia. Em seu discurso, Jerbson parabenizou os alunos pela conclusão do curso e a Polícia Militar pela iniciativa de realizar um trabalho como o Proerd em Ilhéus. Segundo ele, “Projetos educativos, preventivos para as crianças e jovens, contra drogas e violência são de grande importância para o crescimento pessoal do indivíduo”. Ele ainda afirmou que “Devemos investir também em programas que eduquem nossos jovens para o trânsito,  e projetos esportivos, para auxílio da pratica esportiva na formação do caráter dessas crianças e adolescentes”.
O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado, que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família. O Programa oferece, em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo; atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo.
A cooperação da sociedade é fundamental, e a participação efetiva do empresariado constitui-se na sustentação econômica e financeira, da viabilidade e continuidade do Proerd, visando atender parcela cada vez mais significativa das crianças e adolescentes, criando dessa forma uma rede protetiva crescente contra as drogas (lícitas e ilícitas), bem como, contra as atitudes que geram violência. Há em Ilhéus um projeto da Câmara de Vereadores em tramitação no Executivo para que o Proerd seja transformado numa política pública municipal.
Após sancionado,  o Proerd atenderá a escolas das redes municipal, estadual e particular, visando também melhorar a relação da polícia com a comunidade através do respeito, da disciplina e do convívio saudável com a sociedade.

Agência Impulso