Será lançado em Salvador, no dia 31 de janeiro, às 18 horas, o livro O nascimento de Joicy – Transexualidade, jornalismo e os limites entre repórter e personagem, da jornalista pernambucana Fabiana Moraes. A autora narra ahistória da transexual Joicy, cabelereira e ex-agricultora, que luta para conquistar um direito de difícil acesso no sistema público de saúde, principalmente nas regiões mais isoladas do país: a cirurgia de redesignação sexual. O lançamento ocorre durante o evento Da Alegria, do Mar e de Outras Consciências – Ano III, que celebra o Dia Nacional da Visibilidade Travesti e Trans entre os dias 29 a 31 de janeiro, no Teatro Gregório de Mattos.

 

Para conhecer a história da personagem, a jornalista acompanhou, em 2010, a rotina de Joicy Melo da Silva, 51 anos, desde as primeiras consultas até a fase de recuperação da cirurgia para adequar o corpo masculino ao feminino.O procedimento foi uma escolha da própria personagem como forma de se reconhecer no mundo. “A quebra do meu distanciamento com Joicy se deu justamente ao acompanhar, tão de perto, sua extrema pobreza material e afetiva”, relata Fabiana. A aproximação entre jornalista e personagem foi fundamental para que o texto não caísse na simplificação e nos estereótipos que marcam o tema da transexualidade na grande mídia.

Publicada no Jornal do Commercio, de Pernambuco, a série de reportagens, que traz uma sensibilidade quase inédita na abordagem do tema na imprensa brasileira, foi vencedora do Prêmio Esso de Jornalismo e lançada em livro pela editora Arquipélago. Durante a leitura é possível conhecer a relação intensa entre as duas e é, neste ponto, que Fabiana defende a subjetividade no processo jornalístico, subvertendo o distanciamento da relação jornalista-fonte – conceito ensinado à exaustão nas faculdades de Jornalismo. Com isso, ela defende um olhar mais profundo na contemplação do mundo e dos seres humanos.

Sobre a autora – Fabiana Moraes nasceu no Recife. Jornalista e socióloga formada na Universidade Federal de Pernambuco, é repórter especial no Jornal do Commercio. Como eixo de pesquisa na redação ou na área acadêmica, investiga a pobreza, a invisibilidade, a hierarquização social e a produção/quebra do senso comum. Seu trabalho, que hoje inclui experiências do audiovisual, foi reconhecido com três prêmios Esso e um Embratel, entre outros. É autora de três livros: Os Sertões, Nabuco em pretos e brancos e No país do racismo institucional.

 

O evento – A terceira edição do evento, que firma-se no cenário LGBT local e nacional como um espaço de discussões aprofundadas, traz para debate o tema Universo Trans e o Mercado de Trabalho e ocorre de 29 a 31 de janeiro. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. No mesmo dia do lançamento do livro, Fabiana Moraes participa do debate Ser Transgênero – Uma Ontologia.

Multidisciplinar, com vocação à expressão artística, Da Alegria, do Mar e de outras Consciências busca amplificar as discussões sobre o universo trans, suas nuances e peculiaridades. Sempre com um recorte temático, o evento traz para a ordem do dia questões como inclusão social e acesso a oportunidades para esta comunidade, que busca avançar em ações de visibilidade e permanência social.

Serviço
O Que:
Lançamento do livro O nascimento de Joicy – Transexualidade, jornalismo e os limites entre repórter e personagem, da jornalista pernambucana Fabiana Moraes, durante o evento Da Alegria, do Mar e de Outras Consciências – Ano III
Quando: de 31 de janeiro, das 18h às 21h
Onde: Teatro Gregório de Mattos (Praça Castro Alves, s/n – Centro Histórico, Salvador/Bahia)
Entrada gratuita!

Clube Press – Assessoria de Comunicação
Assessoria de Imprensa e Redes Sociais
Marcos Paulo Sales – Jornalista MTb 2246
Contato:
(71) 99632-6152/ 99135-5465
E-mail: contato@clubepress.com.br
Site: www.clubepress.com.br
Facebook: www.fb.com/clubepress