Por causa de uma falha na intimação de um dos réus da Operação Zelotes, o juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Criminal do Distrito Federal, adiou para a próxima segunda-feira (25) o início das oitivas de testemunhas arroladas pelos acusados de envolvimento no esquema de compra de medidas provisórias e fraudes em julgamentos do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

A audiência que chegou a ser aberta, na manhã desta sexta (22), passou por um tumulto entre procurador e advogados e nenhuma testemunha chegou a ser ouvida. A decisão de adiar a oitiva para segunda ocorreu quando os advogados apontaram que o réu Fernando César de Moreira Mesquita não foi intimado sobre a audiência. Como o réu tem direito de comparecer, o juiz decidiu adiar o início da oitiva para a próxima segunda.

Seriam ouvidas no primeiro dia de audiência 10 testemunhas escolhidas pelos réus Halysson Carvalho Silva e Francisco Mirto Florêncio da Silva. Os dois foram presos pela Polícia Federal por suspeita de atuar na organização criminosa que, segundo os investigadores, negociou modificações em medidas provisórias para favorecer empresas.

A Zelotes investiga a suspeita de negociação da MP 471, de 2009, e da MP 512, de 2010- as duas editadas no governo Luiz Inácio Lula da Silva. A outra medida provisória investigada é da gestão Dilma Rousseff, a MP 627, de 2013.