O lançamento da 12ª Edição do Festival Internacional de Artistas de Rua aconteceu na última quarta-feira, 11, na Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho, no centro da cidade. A iniciativa será realizada em março de 2016 em Ilhéus e também percorrerá as cidades de Salvador, Valença e Madre de Deus. O projeto tem apoio financeiro do Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) e apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

A cerimônia teve início com uma intervenção do Balé Afro Dilazenze, com a apresentação de números de dança que empolgaram o público presente. Logo em seguida, o secretário de Cultura Paulo Atto explicou a importância de Ilhéus ter sido escolhida como uma das cidades a receber um evento de nível internacional.

Em seguida, a produtora Selma Santos apresentou o formato em que o Festival será realizado na cidade, com apresentações que acontecerão em diversas praças públicas, possibilitando a interação do público com os artistas, a modo de estreitar a relação. Artistas brasileiros e estrangeiros se apresentarão em shows circenses, teatrais, de poesia, dança, artes plásticas e música sob a direção artística do alemão Bernard M. Snyder, o “homem-banda”.

Cerca de 20 atrações de 10 países, representando quatro continentes, se apresentarão gratuitamente nas ruas da cidade. Possibilitando o acesso da população às mais variadas manifestações artísticas e, desta forma, Ilhéus também se fará presente no roteiro internacional de artes cênicas.

O evento contou também com a presença de d artistas da cidade e também de autoridades políticas do município, como o Chefe de Gabinete, Victor da Veiga, a Primeira-dama Adryana Ribeiro, o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Gilsonei Rodrigues, e o vereador James Costa.