A Latam – uma das maiores empresas aéreas da América do Sul – vai aumentar a frequência doméstica dos voos para Ilhéus, entre janeiro e maio de 2018. Mais que isso: em suas revistas de bordo, vai divulgar os principais destinos turísticos do estado, incluindo Ilhéus. A estimativa é de que a Latam passe a operar 98 frequências semanais para Salvador, sendo oito delas para o Aeroporto Jorge Amado.

O governador Rui Costa assinou acordo com o diretor da Latam, Bruno Alessio, que garante os voos para o Aeroporto Jorge Amado. Por parte do Estado, haverá uma redução do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado no querosene de aviação usado pela Latam nas frequências para a Bahia.

Posição geográfica – “A Bahia tem uma das operações mais relevantes do país, a gente fala em mais de 500 voos por mês, é um número expressivo. A posição geográfica ajuda muito o turismo, pois é um dos maiores polos do Nordeste”, diz Alessio.

Recentemente, outra empresa aérea, a Azul, anunciou que a partir de 11 de dezembro, terá mais um voo para Ilhéus. O trajeto será entre o Aeroporto Santos Dumont, no Rio, até o Aeroporto Jorge Amado. Trata-se de uma rota sazonal que atenderá, inicialmente, o período da alta estação.

O anúncio da Azul coincidiu com o momento da transferência do equipamento da responsabilidade da Infraero para o governo do estado, que busca investidores para a modernização do “Jorge Amado”. O vencedor da concessão à iniciativa privada se comprometerá a realizar obra de recuperação da pista e de tráfego aéreo, permitindo pouso e decolagem de aeronaves maiores. Mas também terá a atribuição de realizar o estudo de localização, o projeto e o licenciamento ambiental para o novo aeroporto internacional.

Em 2016, o Jorge Amado recebeu mais de 550 mil pessoas, e até abril deste ano, a Infraero registrou a movimentação de 190 mil pessoas. No entanto o prefeito destaca que, ao longo dos anos, a cidade deixou de receber investimentos por falta de infraestrutura aeroportuária. De segunda-feira a sexta-feira o Aeroporto Jorge Amado opera oito com voos diários. Sábado e domingo aumenta em média mais dois ou três voos. Operam em Ilhéus as empresas Azul, Latam, Avianca e Gol.

Atitude – Esta semana, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, voltou a se reunir com autoridades baianas com a missão de viabilizar novas operações aéreas no aeroporto Jorge Amado, a partir da liberação de pousos e decolagens por instrumentos, uma ação de independe de quem estará responsável pelo equipamento portuário nos próximos anos.

Durante encontro mantido em Salvador com o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, definiu a realização de uma visita técnica que será feita no Aeroporto Jorge Amado, por representantes do Governo da Bahia, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Infraero e Ministério da Defesa. A data ainda será confirmada já que depende de agenda das autoridades.

Em Brasília, Mário Alexandre, foi recebido pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann. Juntos debateram a reativação dos procedimentos de aproximação por instrumentos do aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus. Na oportunidade, o prefeito de Ilhéus explicou os transtornos e os prejuízos causados à cidade e aos usuários no período de chuvas.

Custos altos – O prefeito disse a Jungmann que durante algumas vezes as empresas têm custos elevados de hospedagem, aluguel de ônibus, querosene e, até mesmo, com custas judiciais oriundas de ações junto ao Procon. “Essa questão faz com que as companhias aéreas cobrem mais caro para operar em Ilhéus devido ao risco financeiro”, disse. Com a volta das operações por instrumentos, as aeronaves dificilmente deixarão de pousar e decolar no aeroporto.

Segundo Mário, toda a região sul da Bahia perdeu diante das limitações impostas, anos atrás, ao Aeroporto Jorge Amado. Com as medidas propostas, as empresas poderão ofertar mais assentos, reduzir o valor das passagens e aumentar a capacidade de carga embarcada. Além disso, há um ganho substancial na segurança das operações de pousos e decolagens quando feitas através dos instrumentos, utilizando a precisão dos sistemas automáticos das aeronaves.