Em contato com o ESPN.com.br, o Emcor (Hospital de Emergência do Coração) de Piracicaba confirmou nesta segunda-feira o quadro de morte cerebal do lateral direito Cláudio Canavarros, de 21 anos, do XV de Piracicaba.

 Ele sofreu um mal súbito durante treino da equipe, na semana passada, e estava internado desde a última segunda-feira na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa.

Na última quarta, o ala foi submetido a uma cirurgia para a colocação de um cateter no crânio, para medir a pressão no cérebro, que estava inchado por um edema cerebral. Desde então, o estado de saúde dele era apontado como grave e sem evolução pelos médicos.

A equipe médica estava realizando testes para saber se ainda havia atividade cerebral do jogador desde o último domingo, mas, na manhã desta segunda, após novo exame, foi constatada a morte encefálica.

Também em contato com a reportagem, o XV de Piracicaba ainda não confirmou a morte do atleta. O time ainda aguarda o último boletim médico do Emcor e não se manifestou sobre a perda do jogador. No entanto, a assessoria da equipe informou que a esposa de Canavarros está grávida do primeiro filho do casal.

O técnico do “Nhô Quim”, Claudinho Batista, no entanto, já havia recebido a notícia de Canavarros. Ainda abatido, ele falou pouco. “Acabamos de receber a notícia da morte cerebral, uma fatalidade. Muito complicado para entender”, disse, ao ESPN.com.br.

Revelado nas categorias de base do Santos, clube pelo qual foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2014, Canavarros ainda passou por Grêmio e Inter de Lages-SC na carreira.

No time catarinense, ele disputou a Série D no ano passado e despertou o interesse do XV para o Campeonato Paulista, sendo contratado no final do ano passado. No entanto, não chegou a entrar em campo pelo clube de Piracicaba.

De acordo com o Emcor, a família do atleta de 21 anos ainda não se manifestou se seus órgãos serão doados. O local do velório e do enterro ainda não foram divulgados.

Confira comunicado do Emcor:

Por meio de sua Unidade Coronariana (UCO), a Santa Casa de Piracicaba informa
que o atleta do XV de Piracicaba, Cláudio Canavarros de Freitas, 21, lamentavelmente,
teve comprovado o diagnóstico de morte encefálica às 9 horas da manhã desta segunda
-feira, dia 1º. Ele sofreu mal súbito durante o treino do último dia 26 de janeiro.

De acordo com o cardiologista Humberto Passos e com o neurocirurgião Ary Marconi,
médicos que acompanhavam o atleta no período de internação hospitalar, o processo
teve início às 14h30 de ontem, domingo (31), quando vários exames foram realizados
em atendimento às exigências do protocolo de morte encefálica.

A família foi contactada e orientada pela equipe médica e pela Comissão Intrahospitalar
de Doação de Órgãos da Santa Casa (CIHDOTT), devendo se manifestar sobre esta
possibilidade ainda hoje.