Faltam menos de dois dias para Leonardo Curvelo quebrar uma marca: ser o primeiro nadador de apenas um braço a completar a travessia Mar Grande/Salvador, uma das mais tradicionais provas de águas abertas do país.

O paratleta, atual sétimo colocado no ranking mundial na categoria PT3 (lesão grave), não esconde a ansiedade com a proximidade da prova. Após o final do calendário do Paratriathlon, em novembro, o treinamento passou a ser exclusivamente direcionado para o objetivo de completar a travessia de 12km. “Antes o foco era o campeonato Mundial de Paratriathlon. Em dezembro eu pude aumentar a carga de treinos de 4000m por dia para até 7000m nadando”, explica Leolímpico, como é conhecido no circuito.

A última semana de treinos reservaram grandes emoções para o paratleta baiano. Tudo culpa das condições climáticas. “São Pedro resolveu nesses últimos seis dias me dar um presente de grego. Muita chuva, trovão e mar agitado. Acabei engolindo muita água. Não é piscina, o mar é natureza, então dependemos muito das condições de clima, corrente. São vários fatores que influenciam, mas estou pronto”, ressalta Leonardo.
Nova chance – Em 2013, Léo tentou realizar a travessia e por pouco não alcançou o porto da Barra. Restando 1000m para a chegada, o paratleta passou mal e teve que abandonar a prova. “Com oito meses de treino na natação fui tentar e não consegui completar. O psicológico ficou abalado, mas agora estou muito mais preparado para encarar esse desafio. É um sonho. A intenção não é competir, é superar a mim mesmo”, completa.

Com início do paradesporto logo após se recuperar de um acidente de moto em junho de 2009, quando precisou amputar o braço esquerdo, Léo Curvelo conta com o apoio do FazAtleta e também da Qclor.