O mais recente e ‘provável’ ataque terrorista pode ter causado a queda do avião da EgyptAir, na região das ilhas gregas de Karpathos. Segundo as autoridades do Egito essa é hipótese “mais forte” do que a de um acidente aéreo. Se for confirmado, mais uma vez, o terror estará demonstrando o seu poder organizacional. E foi pensando nesse poder de convencimento, junto aos chamados ‘lobos solitários’, que são simpatizantes a causa, que o escritor e jornalista Jorge Ribeiro, nos presenteia em seu livro de estreia, Agosto Vermelho, com uma trama eletrizante que serve de alerta às autoridades brasileiras das possibilidades de ações orquestradas entre terroristas e traficantes no Brasil. A Agência Brasileira de Inteligência – Abin -, revelou que a probabilidade de o País ser alvo de ataques terroristas foi elevada nos últimos meses, devido aos recentes eventos terroristas ocorridos no mundo e ao aumento do número de adesões de brasileiros à ideologia do Estado Islâmico. Em “Agosto Vermelho” Jorge, através da ficção, nos aproxima da realidade no momento em que todos os países do mundo voltam suas atenções para o Brasil, que vive uma crise política que pode afetar a organização e a segurança dos jogos Olímpicos Rio-2016.

Atento às transformações do mundo moderno, Jorge em seu romance, com suspense policial, recheado de muita ação, trás a tona o patriotismo que está enraizado na pele de um investigador que se insurge contra um grupo de fundamentalistas infiltrado no Brasil, que planeja uma ação terrorista em solo brasileiro, na cidade do Rio de Janeiro, no mês de agosto, em pleno Jogos Olímpicos. Um suposto acidente na charmosa Av. Niemeiyer, será o pontapé inicial de toda uma trama que vai envolver explosões, mortes, traições, prostituição, crime organizado e interesses políticos.

O personagem principal, o investigador Miro Palhares, será o primeiro a levantar a hipótese de terrorismo, pelas evidências no curso das investigações. Ele terá apoio do seu fiel amigo de caserna, o delegado Câncio, que dará cobertura nas situações mais perigosas. A ação planejada, entre fundamentalistas e traficantes, vai colocar a cidade do Rio de Janeiro e parte do Brasil, em pé de guerra enquanto o plano principal é colocado em prática. Estariam os fundamentalistas, a exemplo dos jogos de Munique, repetindo a ousadia de infernizar os jogos da paz? Será que todo aparato de segurança e o próprio governo estariam preparados para evitar o pior, mais um massacre na história dos jogos?

As respostas poderão ser encontradas nas páginas do livro “Agosto Vermelho”, que vão revelar, uma trama eletrizante com muita ação de um investigador destemido e muito capaz. Ele vai protagonizar um final surpreendente para essa história de crime e sedução…

-Para o Jornalista e editor de esportes do Jornal Tribuna da Bahia Luis Brito, “o jornalista Jorge Ribeiro narra com sensibilidade à história, o cotidiano de personagens reais, que ganham pouco, são mal recebidos, criticados, e na grande maioria desamparados, mas que dão à sua própria vida para salvar a vida de pessoas que jamais conheceram”.

-Já, para o secretário de comunicação do Estado da Bahia, André Curvelo, “em ‘Agosto Vermelho, Jorge Ribeiro, aproxima a ficção da realidade sem maquiagem da fantasia dos dias atribulados em que o combate ao ‘terrorismo’ tem sido a pauta das grandes potências do mundo”.

Serviço:

Livro: “Agosto Vermelho”
O que: Tarde de dedicatória e lançamento
Onde: Livraria Leitura – Shopping Bela vista 2º piso
Quando: 04 junho 2016
Horário: A partir 14h
ISBN: 978-8563531-01-8

Autor:

O jornalista, Jorge Luiz Ribeiro dos Santos, 46 anos, antes de cursar a faculdade, passou um período de mais de 5 anos nas forças armadas entre 89 e 94. Em plena caserna, participou dos cursos de formação de Cabo e Sargento temporário, em 1992, foi promovido ao posto de 3º Sargento. Cumprido seu tempo de serviço se afastou das fileiras do Exército em 94, período que concluía com êxito o curso de Radialismo, pela Faculdade Visconde de Cayru – em parceria com o Sindicato dos Radialistas.

Em 99, iniciou a sua carreira no rádio, Através da Rádio Excelsior da Bahia, como operador de áudio. Com a sua desenvoltura na comunicação, logo foi promovido à repórter e passou a comandar, nas férias dos comunicadores, programas jornalísticos e de entretenimento consagrados junto ao público na emissora. Em 2005, foi aprovado no curso de jornalismo com bacharelado pela Faculdade Social da Bahia (FSBA), o qual concluiu com êxito em 2010.

Jorge Ribeiro, é casado e tem quatro filhos com a Sra. Simone Ribeiro. Filho da dona de casa, Claudete Ribeiro dos Santos e do mestre de obras, Uilson Bispo dos Santos (falecido), é comunicador da Radio Excelsior da Bahia, AM 840, há 16 anos onde propaga sua voz com carinho e simplicidade. Além dos programas de rádio, dedica o tempo livre para escrever os seus livros e colaborar com o ‘Jornal São Salvador’, da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. É também compositor e poeta. Como radialista atua como apresentador, redator, noticiarista, repórter e cronista esportivo.