Sete cursos de instituições de ensino superior na Bahia estão proibidos de realizar vestibular. O Ministério da Educação (MEC) já tinha anunciado a suspensão de ingresso de novos alunos em 68 cursos em todo o país, mas a relação das graduações afetadas só foi divulgada nesta quarta-feira, 23, no Diário Oficial da União (DOU).

Na Bahia, os cursos atingidos são: Educação Física e Música da Ucsal; Ciências Biológicas da Ufba; Engenharia Elétrica da FTC; Música da Faculdade Evangélica de Salvador; Letras com língua portuguesa da Ucsal e Sistemas de Informação das Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia. Destes, apenas a graduação de Sistemas de Informação é ministrada no interior da Bahia, em Eunápolis, os demais cursos têm aulas em Salvador.

O MEC decidiu suspender o ingresso de novos alunos porque essas graduações tiveram menções insatisfatórias no Conceito Preliminar de Curso (CPC), um indicador de qualidade do ensino superior. Os cursos tiraram notas 1 e 2, numa escala que vai até 5, nas avaliações realizadas em 2011 e 2014.