O II Meeting de Nutrição da Faculdade de Ilhéus realizado em setembro, abordou questões acerca da nutrição esportiva e contou com a participação de nutricionistas, professores de educação física, fisioterapeutas e acadêmicos, de Ilhéus e municípios vizinhos. O evento foi conduzido pelo renomado nutricionista e educador físico Bruno Fischer, que debateu o tema “Bases científicas da nutrição e exercício para hipertrofia e emagrecimento – integração entre treino e nutrição.”

De acordo com Fischer, “o excesso de peso é responsável pelo desenvolvimento da maioria das doenças crônicas não transmissíveis do mundo, que respondem por mais de quatro milhões de mortes anualmente. Sabe-se que a base do tratamento para pessoas com excesso de peso e comorbidades associadas é a mudança de comportamento, apoiada na prática regular de exercícios físicos e adoção de bons hábitos alimentares”, acrescentou.

Nesse sentido, a proposta do curso foi de apresentar aos profissionais e estudantes das áreas de nutrição e educação física novas evidências científicas sobre as principais abordagens utilizadas atualmente para o tratamento de pessoas com excesso de peso e para hipertrofia. Com a exposição de vasta literatura científica apresentada por Bruno Fisher, foi possível compreender melhor sobre a importância da integração da nutrição e do exercício, com enfoque nas principais recomendações nutricionais e dose-resposta de exercícios físicos para o emagrecimento e hipertrofia.

O II Meeting de Nutrição da Faculdade de Ilhéus, coordenado  cientificamente pelas professoras Adriana Lopes Sofia, Lívia Rocha e Juliana Argolo da Silva, teve por objetivo fomentar uma visão crítica sobre o tema abordado, de maneira que os participantes pudessem amplificar os estudos e atualizar a conduta clínica dos nutricionistas.

Durante os intervalos do evento, os participantes visitaram o espaço reservado aos expositores, no 2º piso do pavilhão administrativo da instituição, local onde foram ofertados brindes e degustação de alimentos e bebidas saudáveis para todos os participantes. Estiveram presentes as marcas Aloha, NutrIos, Nutrata, Viver de Vida, Bionutrition e Performance.

O coffee break foi produzido pelas empresas Real Fit e Mais Integrais, em parceria com os acadêmicos do curso de Nutrição vinculados à disciplina de Gastronomia Funcional, a fim de fortalecer a associação entre conhecimento técnico e prático, uma proposta do projeto pedagógico do curso. O evento contou com parceiros como a Terceira Via, Vital Academia, Aloha, Real Fit, Mais Integrais, Viver de Vida, Empório Ilhéos, Empório Bom Sabor, Performance Suplementos, Bionutrition, Uãnã Personal, NutriIos.

Depoimentos –  A estudante Iara Azevedo, 4º semestre de Nutrição na Faculdade de Ilhéus e 5º ano de Medicina na UESC, achou o evento superinteressante. “Gostei da abordagem do palestrante. Ele sabe falar e consegue comprovar o que fala através de artigos. Além disso, foi tudo bem organizado. Muitas marcas presentes ao evento, o que dá credibilidade”, disse. O professor de Educação Física, Uãnã Cerqueira, que reside em Itabuna, elogiou a organização, “desde a inscrição, a recepção, à palestra. O palestrante é uma referência na área de Nutrição e Educação Física”, declarou.

A estudante de Nutrição Marisa Santana afirmou que a interação da palestra foi muito grande. Lhe chamou à atenção durante a palestra é o fato de que “comer menos e malhar menos, com exercícios corretos, na duração certa, é melhor que muitas horas de malhação.”.

Scárlati Brenda formou-se, há dois anos, em Nutrição pela Faculdade de Ilhéus. “Amei o evento, muito bem organizado. O palestrante, muito interativo, trouxe informações bem atuais. O coffee break, quando vou aos congressos, normalmente não é 100% de coisas naturais, e aqui, vi a preocupação em trazer alimentos funcionais para o lanche, as opções de suplementos bem bacanas, também, com empresas apresentando novos produtos, e demonstrando de que é possível fazer um coffee break com alimentos mais saudáveis”, enfatizou.