Nos últimos dias, a gravidez de uma menina de 10 anos, que foi estuprada pelo padrasto no Paraguai, ganhou destaque na mídia internacional. A mãe denunciou o caso às autoridades e pediu permissão para a realização do aborto. De acordo com o jornal O Globo, o pedido foi negado e a mãe acabou presa, em caráter preventivo, acusada de ser cúmplice do abusador e de ter faltado com os cuidados devidos na atenção à menor. A menina está grávida de cinco meses. Foi instaurada investigação para apurar as circunstâncias da gravidez.

No Paraguai, o aborto só é permitido quando a vida da gestante está em risco. A mãe da menina, cujo nome não foi divulgado, pede o aborto para “salvar” a vida da filha. A prisão do padrasto foi decretada, mas ele segue foragido. A gravidez foi descoberta depois que a menina se queixou de dores na barriga e foi levada ao médico.

Para pressionar as autoridades do país, a Anistia Internacional (AI) lançou a campanha #NiñaEnPeligro. Segundo a AI, obrigar a menina a ser mãe é uma forma de tortura e maus-tratos, como colocado na Convenção das Nações Unidas. “Mães menores de 16 anos correm quatro vezes mais risco de morrer durante o parto do que mulheres maiores de 20 anos”, disse a BBC Mundo sobre protocolos da mesma organização, que ponderam que o corpo de crianças pequenas não está totalmente desenvolvido para enfrentar uma gravidez. O governo paraguaio nega que a menina corra qualquer risco.

Em entrevista à BBC Mundo, Dolores Castellanos, médica que acompanha o estado de saúde da menina grávida, disse: “Estamos acostumados a tratar de meninas-mães e vemos casos de meninas ansiosas, mas ela passa bem”. Dolores é chefe do departamento de infância e juventude do hospital da Cruz Vermelha de Assunção, e acrescentou que, porque está em meio a outras crianças de sua idade, a menina parece tranquila. De acordo com a médica, no entanto, a garota, que vai completar 11 anos em maio, tem peso e estatura abaixo da média. Devido a esse agravante, ela não descarta a chance de haver algum risco no final da gravidez, ou um parto prematuro.