A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) contestou nesta quinta-feira (22) uma pesquisa da ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal que colocou cidades baianas entre os 30 municípios mais violentos do mundo.

A entidade internacional, que monitora crimes violentos, calcula o índice por número de homicídios a cada 100 mil habitantes. No ranking divulgado pela organização, Feira de Santana ocupa o 9º lugar (67,46), Vitória da Conquista ocupa o 20º (52,47) e Salvador, 28º (46,80).  A pesquisa é divulgada anualmente há 13 anos.

A SSP-BA, no entanto, afirma em nota enviada ao Metro1 que o levantamento “apresenta dados destoantes aos registros”. De acordo com a secretaria, o estudo usa fontes não oficiais, como recortes de jornais e revistas contra informações que estão disponíveis publicamente no portal do órgão.

“Diferentemente do que foi divulgado pelo estudo, a taxa de Crimes Violentos Letais Intencionais por 100 mil habitantes em Vitória da Conquista foi de 35,8, em Salvador fica em 40,8 e na cidade de Feira de Santana 62,9”, escreve a comunicação da pasta.

Mesmo com os números atualizados pela SSP-BA, entretanto, as três cidades continuariam entre as 50 mais violentas do mundo no ranking divulgado pela entidade mexicana. Feira de Santana ficaria na 15ª posição, Salvador na 36ª, e Vitória da Conquista na 47ª.