A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, lançou o projeto “Ser Empreendedor”, em parceria com a Faculdade de Ilhéus. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (13), no setor administrativo da Central de Abastecimento do Malhado, e teve como público alvo microempreendedores individuais (MEIs) que atuam no local.

O objetivo do projeto é conscientizar, capacitar e mostrar aos comerciantes que eles são os verdadeiros protagonistas dos seus negócios, conforme explica o secretário municipal de Indústria e Comércio, Paulo Sérgio dos Santos. “Pretendemos identificar alguns comerciantes e desafiá-los a adotar uma nova postura, um novo comportamento, uma nova atitude. Eles passarão por treinamento específico, para que possam mostrar uma mudança significativa em seus respectivos negócios, dentro de determinado prazo”, explica.

Ainda de acordo o secretário, outras ações serão realizadas para esses comerciantes, e podem acontecer tanto no prédio da Central de Abastecimento como na Faculdade de Ilhéus. A iniciativa contou com a participação do mestre em Contabilidade e empresário, Elifaz Anunciação, que palestrou para comerciantes de vários setores e mostrou que o pequeno empresário precisa pensar como um grande empreendedor.

O palestrante aproveitou o encontro para estimular a autoperformance e a qualidade de vida entre os comerciantes. “Vimos trazer um momento de introspecção, de autoconhecimento para esses microempreendedores, vou mostrar a importância em valorizar o espaço que eles trabalham, a casa deles, e como ter uma visão mais ampla do que é ser empreendedor”, salientou.

A comerciante Mônica Araújo é do ramo de bebidas e tabaco e aprovou a iniciativa. “Gostei muito dessa oportunidade, vou aproveitar ao máximo cada momento aqui, e procurar por em pratica em meu comércio o que for ensinado pelo mestre”, acrescentou.