O fundador da Organização Odebrecht, Norberto Odebrecht, morreu na noite deste sábado, 19, aos 93 anos, no Hospital Cárdio Pulmonar, em Salvador. O empresário tinha problemas cardíacos. O sepultamento será  neste domingo, 20, às 11 horas, no Cemitério Campo Santo.

Dr. Norberto, como era conhecido, criou um dos maiores grupos empresariais do Brasil, com atuação global. A primeira empresa, fundada há 70 anos, foi a construtora que leva o seu nome.

A Odebrecht  foi fundada em Salvador e está presente em 23 países, com negócios diversificados e estrutura descentralizada. Atua nos setores de engenharia e construção, indústria e no desenvolvimento e operação de projetos de infraestrutura e energia, criando soluções integradas.

Atua também nas áreas de defesa e tecnologia, indústria naval, agroindústria, realizações imobiliárias, corretagem de seguros, exportação, previdência privada e comercialização de energia.  Administra também os fundos de investimento Africa Fund, Fundo Odebrecht Brasil e Latin Finan

A Odebrecht Infraestrutura foi a  responsável pela construção da Arena Corinthians, estádio utilizado pela Fifa, na Copa do Mundo.

Em outubro de 2008, Norberto deu entrevista à Revista Muito, do Grupo A TARDE,  e revelou que todas as decisões que tomou foram com base na intuição.

Origem

O DNA da Organização remonta ao ano de 1856, data da chegada de Emil Odebrecht ao Brasil. Seguindo o fluxo da imigração alemã no país, o engenheiro se fixou no Vale do Itajaí, em Santa Catarina.

Casado com Bertha Bichels, teve 15 filhos. Um de seus netos, Emílio Odebrecht – pai de Norberto – se enveredaria pelo setor de Construção Civil e comprovaria a veia empreendedora da família Odebrecht.

A construtora Isaac Gondim e Odebrecht Ltda. foi a primeira empresa de Emílio Odebrecht. Em 1923,  ele criaria a Emílio Odebrecht & Cia., responsável por várias edificações no período entre guerras, no Nordeste brasileiro.

Com o início da 2ª Guerra Mundial, os materiais de construção vindos da Europa tornaram-se caros e escassos, deflagrando uma crise no setor. Emílio retirou-se dos negócios e coube a seu filho, Norberto, substituí-lo, em 1941.

Lamento

O candidato ao governo Paulo Souto lamentou o falecimento do Dr. Norberto. “O Brasil perde um dos seus mais capazes empresários. Pernambucano de nascimento, mas baiano de coração e por escolha, Norberto Odebrecht, escreveu seu nome na história empresarial brasileira. Ficam a saudade e meus sentimentos à família”, disse.

Resumo cronológico da atuação do grupo

1944 – Em Salvador, é criada a empresa que dá origem à Organização Odebrecht
1945 – Entre os primeiros  projetos,  o Círculo Operário  e o  Estaleiro Fluvial da Ilha do Fogo
1953 – Primeira obra para a Petrobras: o oleoduto Catu-Candeias, na Bahia
1957 – Construção do Teatro Castro Alves, em Salvador. Após incêndio, TCA  foi reinaugurado em 1967, também pela Odebrecht
1962 – Expansão no NE, com a abertura de   filial em Recife
1965 – É criada a Fundação Odebrecht
1969 – Construção do edifício-sede da Petrobras (RJ), campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Aeroporto  do Galeão  e Usina  Angra I
1979 – Primeiro investimento no setor petroquímico e  assinados os primeiros contratos fora do país
1980 – Entrada no segmento de hidrelétricas e incremento da engenharia e e construção no Brasil
1984 – 1992 – Período em que iniciou atuação  tambem em Angola, Argentina, Equador, Portugal, EUA, Colômbia, México e Venezuela
1995 – É criada a OPP Química
1996 – É formada a Trikem
1998 – Emílio Odebrecht assume a presidência do Conselho de Administração da Odebrecht S.A.
2002-2014 – Criadas a Braskem, Odebrecht Óleo e Gás, Odebrecht Agroindustrial, UEH, Odebrecht Ambiental, Odebrecht Transport, Odebrecht Defesa e Tecnologia, Odrebrecht Properties e ingresso em investimentos e concessões
2014 – A Organização Odebrecht faz 70 anos

Fonte: cronologia  www.odebrecht.com