Com o tema “O Sentido é a Vida”, a Superintendência Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade do Município (Sutram) realizou, no último sábado (18), curso de capacitação para 110 motoristas profissionais que prestam serviços de transporte escolar e turístico em Ilhéus. A capacitação aconteceu no auditório da Faculdade de Ilhéus e foi ministrada pelos agentes especializados, Rodrigo Cerqueira e Albervan Novais.

A formação faz parte do programa de instrução e capacitação permanente, que já atendeu motoristas de táxi e depois será oferecida também para motoristas e cobradores de ônibus. A Sutram tem como objetivo levar ao conhecimento destes profissionais as mudanças na legislação do trânsito, além de estimular a conscientização para os cuidados com a vida, com o objetivo de promover um trânsito mais humano e seguro para todos.

O prefeito Mário Alexandre esteve presente na capacitação e destacou a importância do evento. “Estimular estes profissionais que transportam nossos filhos, crianças, vidas humanas pelas ruas da cidade para um trânsito mais seguro e sadio através da troca de experiências e saberes, é um importante exercício para obtermos a paz no trânsito”, ressalta.

Redução de acidentes – O diretor da Sutram, Gilson Nascimento, enfatiza que nos últimos anos tem sido importante a prioridade para a capacitação e requalificação dos condutores para a obediência às leis e normas do trânsito. “Dentro da temática deste ano, estamos conscientizando esses profissionais para a redução de acidentes, com ênfase para a vida”, observou. – A pedido do prefeito Mário Alexandre, o curso é gratuito, com entrega de certificado no final.

Segundo o diretor administrativo da Associação de Transporte Escolar e Turismo de Ilhéus (Ateti), Josenildo Belarmino, lidar com vidas requer responsabilidade. “O curso nos ajuda a sermos mais pacientes e coerentes no trânsito. Somos gratos ao prefeito por nos proporcionar gratuitamente o curso, que é caro, evitando assim gastos e deslocamentos para Itabuna”, frisa. Estiveram representadas também o Sindicato dos Condutores de Transporte Escolar e Turismo de Ilhéus (Sindestur) e da Cooperativa dos Proprietários de Vans de Ilhéus (Cooprovi).