24012014_neyfranco_divulgaecvEm véspera de Ba-Vi, não se fala de outra coisa. E assim tem sido desde o início desta semana. No entanto, agora os jogadores e comissões técnicas de Bahia e Vitória não têm mais desculpas para não comentar o clássico. Terminada a terceira rodada da segunda fase do Campeonato Baiano, o assunto predominante não tem escapatória.

Na noite desta quarta-feira, o técnico Ney Franco não se esquivou das perguntas, mas também não foi 100% esclarecedor. Questionado sobre o time que vai mandar a campo no Ba-Vi, o treinador confirmou que os jogadores mantidos em Salvador nesta quarta devem ser escalados. Ainda assim, ele destacou que há ajustes a serem feitos.

– Basicamente a equipe que ficou lá. Faltam alguns detalhes para serem ajustados. Sábado defino o time que joga – afirmou, referindo-se aos titulares que não enfrentaram o Juazeirense na partida desta noite, que terminou em triunfo rubro-negro por 2 a 1.

Um dos que deve começar jogando é o volante José Welison. O jogador foi substituído ainda no primeiro tempo da partida realizada em Juazeiro nesta quarta-feira, depois de levar um cartão amarelo. Ao explicar a substituição do atleta, Ney Franco revelou que o objetivo era evitar o segundo cartão e consequente suspensão, já que pretendia usar o volante no clássico de domingo.

Por mais que faça ajustes, um desses ‘acertos’ tem tirado o sono da torcida do Vitória. Após a rodada do fim de semana, os rubro-negros receberam com pesar a notícia de que um dos principais jogadores do Leão, o meia Escudero, vai ficar fora de combate por até sete meses. Com o rompimento de um ligamento do joelho, o jogador vai precisar passar por uma cirurgia.

A grande pergunta agora é quem vai substituir o argentino. O Vitória corre atrás de reforços à altura e pode acertar em breve com Danilo, que está no Corinthians. Mas, para a urgência do Ba-Vi, o substituto é uma incógnita. E Ney Franco faz questão de deixar a questão envolta em mistério.

– Logicamente que temos três sessões de treinamento. A equipe vai ser definida no treino de sábado. Amanhã à tarde [quinta-feira], o trabalho é com o grupo que ficou lá. Um trabalho forte. Sexta e sábado, faremos um tático e definiremos a equipe que entra jogando – resumiu o treinador.

Se a notícia de Escudero é ruim, a fase do Vitória não é das piores. Com 100% de aproveitamento no Campeonato Baiano, o Rubro-Negro vai entrar em campo no estádio de Pituaçu para disputar o clássico com um Bahia que se equilibra com esforço. O Tricolor foi eliminado precocemente da Copa do Nodeste, tem vacilado no estadual e está em crise com sua torcida, que pede a demissão do técnico Marquinhos Santos. Nesta quarta, o Esquadrão empatou nos minutos finais com o Vitória da Conquista, causando revolta em parte dos torcedores.

No entanto, para Ney Franco, o contexto não torna o Esquadrão um adversário mais fraco. O técnico prefere se ater aos clichês e lembrar a importância das grandes rivalidades.

– Vou voltar ao clichê. Clássico é clássico. Bahia tem uma equipe forte, tem um treinador inteligente e a qualquer momento vai se acertar. Eu respeito os profissionais que estão lá – finalizou.