A Prefeitura de Ilhéus vem a público repudiar veementemente o ato racista praticado contra a funcionária Thaís Carvalho Silva Santos, na segunda-feira (17), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jardim Savoia. A funcionária auxilia na estratégia de imunização do município. Durante a prestação do serviço, ela se dirigiu a um idoso para aplicar a dose do imunizante contra a Covid-19, mas foi surpreendida pela recusa do homem, que afirmou com todas as letras que não seria vacinado por uma pessoa negra.

O idoso, que é cadeirante, estava dentro de um veículo. Thaís informou que poderia ministrar a dose, para evitar que ele se deslocasse até um ponto de drive-thru, ainda assim ele manteve a postura abominável. Após o episódio, Thaís tentou manter contato mais uma vez com o autor da injúria, contudo ele se afastou e “virou a face”. “Eu não acreditei nas coisas que ouvi. Ele se recusou a ser vacinado por mim, porque sou negra. Isso tirou o meu chão, eu fiquei em estado de choque”, disse.

O prefeito Mário Alexandre destacou que ações racistas devem ser repudiadas e combatidas por todas as pessoas.

“Deixo minha solidariedade à Thaís. Atitudes como essa são inaceitáveis, em um país cuja maioria da população é autodeclarada negra. Infelizmente, ainda nos deparamos com comportamentos mesquinhos, que humilham as pessoas. Mas não vamos parar de lutar por uma sociedade justa e igualitária, combatendo qualquer tipo de violência e crimes de ódio e discriminação”.

Incumbe no momento aos órgãos competentes as demais providências legais. A Administração Municipal continuará empenhada para combater a discriminação, a intolerância e o preconceito racial em todas as esferas sociais.

Racismo é crime!