Ter que andar com vários documentos diferentes está com os dias contados. RG, CPF, CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o título de eleitor devem ser unificados em um único cartão, o DNI (Documento de Identificação Digital) e o melhor: será disponibilizado ainda este ano para o público em geral.

O novo documento será emitido pelos Correios. A fase inicial acontecerá na agência central dos Correios em Brasília, para os empregados da empresa, segundo o jornal O Globo. Após um período de 30 dias, começará o cronograma de implantação do serviço.

Para conseguir fazer o DNI, é preciso ter feito o cadastro biométrico do título de eleitor. Também é necessário um pré-cadastro no app do DNI para celulares – que deve ser disponibilizado nas lojas de aplicativos em breve.

Os Correios não receberão documentos físicos nas agências de atendimento, mas devem ser os responsáveis por validar os dados já registrados dos outros documentos. Depois disso, o DNI ficará disponível para utilização no celular, através de uma chave de acesso.