Um total de 56.881 brasileiros cruzou a fronteira Sul dos Estados Unidos no período de 1 de outubro de 2020 a 30 de setembro de 2021, segundo dados do Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteira, divulgados na última sexta-feira (22). O número é um recorde histórico, oito vezes maior quando comparado com o mesmo período do ano anterior, ainda na pandemia, e três vezes maior que em 2019. Naquele ano, cerca de 18 mil brasileiros tentaram entrar nos EUA sem documentos pela fronteira terrestre com o México, era o maior contingente até então.

A maioria, 77%, viajava com a família. Agora, o Brasil é a sexta nação com maior número de imigrantes detidos tentando entrar nos EUA pela fronteira Sul do país, ficando à frente de países como Cuba, Colômbia e Venezuela, que, historicamente, enviavam mais imigrantes irregulares aos Estados Unidos.

Para conter a imigração, na semana passada, o México anunciou que passará a exigir vistos dos turistas brasileiros. Ao todo, mais de 1,7 milhão de imigrantes, de diversas nacionalidades, foram detidos na fronteira dos Estados Unidos com o México, no mesmo período citado, o maior número já registrado.