enchente3_gilmar_dos_santos_araujo

A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou, por volta das 19h30 desta segunda-feira (13), um novo boletim sobre os estragos causados pelas chuvas em Itaóca, no interior de São Paulo. De acordo com o novo levantamento, oito corpos foram encontrados até o momento. Segundo informações da prefeitura da cidade, pelo menos 12 pessoas permanecem desaparecidas.

itaoca2

Moradores se organizam após chuva devastar parte
de Itaoca (Foto: Ivan Edson)

Uma força tarefa do Corpo de Bombeiros foi enviada para a cidade de Itaóca. No total, cinco viaturas, quatro cães farejadores e quinze homens foram deslocados para auxiliar no atendimento a feridos e nas buscas por desaperecidos. O Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) disponibilizará maquinário para limpeza da região. Já o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) auxiliará nos trabalhos de reconstrução da cidade, com a doação de uma pá carregadeira e dois caminhões para retirada de escombros.

Além dos 200 colchões, 330 cestas básicas, 110 agasalhos e kits de higiene pessoal com 180 toalhas, escovas de dente e creme dental,  equipes da Defesa Civil, que trabalham no resgate das famílias ilhadas, estão levando à cidade de Itaóca a quarta remessa de ajuda humanitária.

A Defesa Civil também montará um posto de controle na escola municipal Elias Lages Magalhães, onde serão concentrados colchões, água e alimentos que o órgão enviará ao município. A Sabesp fornece água potável e caminhão pipa para limpeza das ruas.

Temporal
As chuvas que causaram estragos em Itaóca e nas cidades vizinhas começaram no início da noite do domingo (12) e se prolongaram durante boa parte da madrugada. Um dos rios que corta o município de 3 mil habitantes chegou a transbordar e afetou pelo menos 100 casas, que tiveram de ser desocupadas.

Segundo o chefe de gabinete da Prefeitura, João Batista Belizário, o Rio Palmital transbordou na noite de domingo (12) e causou a enchente. A cidade ficou sem luz, e a Prefeitura ainda contabiliza os estragos.

De acordo com Belizário, o número de mortos pode ser ainda maior. “Duas pessoas morreram quando um carro rodou em uma ponte e caiu dentro do rio. Várias outras morreram no bairro Guarda Mão. As casas foram arrastadas pela chuva com os moradores dormindo dentro delas”, conta.

temporal_itaoca15_ivan_edson

Interior de loja ficou destruído após temporal em
Itaoca (Foto: Ivan Edson)

No início da manhã, o prefeito da cidade, Rafael Rodrigues de Camargo (PSD), decretou estado de calamidade pública em Itaóca. A Defesa Civil agora trabalha no resgate das famílias que estão ilhadas. Ainda segundo informações da Prefeitura, o centro da cidade foi inundado. Todo o município ficou sem energia elétrica, reestabelecida apenas por volta das 11h30 desta segunda-feira.

De acordo com a Defesa Civil, além das 100 moradias afetadas, houve queda de três barreiras, o que dificulta o acesso à cidade. O órgão informa que os trabalhos de limpeza e desobstrução das vias estão em andamento. A Força Tarefa do Corpo de Bombeiros também está a caminho do local para ajudar no resgate de possíveis vítimas soterradas.

Governador Geraldo Alckmin visitou área atingida por temporal (Foto: Solange Freitas)

Governador Geraldo Alckmin visitou área atingida
por temporal (Foto: Solange Freitas)

Visita do governador
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) cancelou parte da agenda desta segunda-feira (13) para poder visitar a cidade de Itaóca, no interior de São Paulo. “Nós tivemos, lamentavelmente, uma tromba d’água. Teve óbitos e pessoas desaparecidas”, disse o governador.

De acordo com informações da assessoria de imprensa do governador, ele saiu de São Paulo, de helicóptero, por volta das 14h30 e ficou na cidade até às 18h30. Alckmin foi até o local para ver pessoalmente a destruição causada pela chuva em Itaóca, cidade da região do Alto Ribeira que possui pouco mais de três mil habitantes.

 

 

cheia_gilmar_dos_santos_araujo

Marcas em parede mostra onde chegou o nível da água em Itaóca (Foto: Ivan Edson)

cheia2_gilmar_dos_santos_araujo

Água invadiu casas em Itaóca, nterior de São Paulo (Foto: Ivan Edson)

cheia4_gilmar_dos_santos_araujo

Temporal deixou mortos e desaparecidos em Itaóca, interior de SP (Foto: Ivan Edson)

enchente1_gilmar_dos_santos_araujo

Carro fica preso entre árvores em Itaóca, interior de São Paulo (Foto: Ivan Edson)