Uma corrida que terminou com um grande salto para a humanidade. Podemos resumir assim a viagem à Lua, que completa 50 anos no dia 20 de julho de 2019. Estados Unidos e Rússia, no auge da Guerra Fria, disputavam os avanços tecnológicos, educacionais e sociais na tentativa de mostrar a soberania do seu modelo de sociedade. A corrida espacial entra nesse contexto, possibilitando feitos comemorados até os dias atuais. Entre eles, a chegada ao Espaço com o russo Yuri Gagarin, autor da célebre frase “A Terra é azul”; e a conquista da Lua, com as missões Apollo, comandadas pelos Estados Unidos. Ao pisar em solo lunar, Neil Armstrong disse: “É um pequeno passo para um homem, e um salto gigante para a humanidade”.

A jovem Sara sonha em pisar na lua
A jovem Sara sonha em pisar na Lua – Reprodução/TV Brasil

Alguns ainda duvidam dessa viagem. Outros não têm a menor dúvida de que aconteceu. O fato é que, 50 anos depois, a Lua ainda fascina e é objeto de interesse e pesquisas nas mais diversas idades. A jovem Sara Yasmin, de 16 anos, é bicampeã da Olimpíada Brasileira de Astronomia e sonha em pisar no satélite natural da Terra. “É uma possibilidade, é um sonho. Por enquanto, eu tô focando apenas na área da Astronomia, mas, como eu falei, é (um sonho) realmente pisar na Lua um dia”, contou a estudante.

A missão Apollo 11 partiu rumo à lua no dia 16 de julho de 1969
A missão Apollo 11 partiu rumo à Lua no dia 16 de julho de 1969 – Reprodução/TV Brasil

Nossa equipe conversou com Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e primeiro astronauta brasileiro, e ainda visitou o Instituto Tecnológico de Aeronáutica, o ITA, para discutir como essa conquista impacta na nossa vida. “Vamos imaginar que, de repente, acabou-se tudo aquilo que vinha do Espaço. Você acordou e não tem luz em casa. Mas, por que não tem luz? Pode ser que algum sistema de distribuição, de monitoramento do sistema elétrico, que também é baseado em satélite, falhou. Vai ver a conta no banco e fazer uma transferência. Você não vai conseguir fazer porque os sistemas do banco usam telecomunicação”, enumera o presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura.

50 anos depois, a lua ainda fascina
50 anos depois, a Lua ainda fascina – Reprodução/TV Brasil

Ficha técnica
Reportagem: Morillo Carvalho
Produção: Amanda Cieglinski
Apoio à produção: Adrielen Alves (BSB), Natalia Neves (RJ), Maurício de Almeida (RJ) e Raquel Setz (SP)
Imagens: Rogério Verçoza e Sigmar Gonçalves
Apoio às imagens: Gilson Machado (RJ), João Marcos Barbosa (SP) e João Victal (RJ)
Auxílio técnico: Dailton Matos
Apoio ao auxílio técnico: Caio Araújo (SP), Cláudio Tavares (RJ) e Felipe Messina (RJ)
Ilustração: Henrique Plácido
Animação: Henrique Balzani
Edição de texto: Francislene de Paula
Edição de imagens e finalização: Jerson Portela