Depois de quatro anos praticamente de inatividade a Liga Ilheense de Futebol (LIF) vai ter um novo presidente. A eleição está marcada para o próximo sábado, dia 23, no Estádio Mário Pessoa, com voto dos 07 clubes aptos na entidade (Barcelona, Colo-Colo, ACE Jorge Amado, Vitória, APPM, Santa Fé e Juerana).

Para entender as mudanças que podem acontecer no futebol amador nesse ano, Bruno Rosário um dos presidenciáveis, apresentou ao Jornal do Radialista suas principais propostas.

 

O candidato:

Bruno Rodrigues Dantas do Rosário, 35 anos, Ilheense é gestor de Marketing Digital, filho do conhecido radialista Gerdan Rosário. Cursa Direito na Faculdade Madre Thais, é especializado em Gestão Esportiva e Administração e Marketing, Comunicação e Ciências Humanas no esporte pela Universidade do Futebol.

 

A seguir, as principais propostas para reformulação da LIF, que ele defende sobre o formato do campeonato, duração da temporada, captação de recursos, relação com a arbitragem, Estádio Mário Pessoa e a criação do Tribunal de Justiça Desportiva.

O que diz Bruno Rosário:

Reformulação da Liga:

 “Primeiro, temos que começar uma reforma completa. Hoje é vergonhoso você ir à sala da Liga, mais parece depósito ou rouparia de determinado Clube de Futebol Profissional da cidade, não é apresentável em nenhum dos aspectos, então temos que mudar tudo, desde a mobília até o computador. Essa inclusive é uma das minhas propostas, informatizar a Liga. Deixar tudo online, até mesmo no campo. Não nos primeiros meses, mas, se eu for eleito, vamos levar no primeiro ano, um sistema online. Tendo o nosso aplicativo, você sabe quanto está os jogos ao vivo, se saiu cartão, gol. Quem não vai ao estádio vamos levar os jogos pelo menos do Estádio Mário Pessoa, até o torcedor através da TV LIF ao vivo via Youtube e outras plataformas digitais. Vamos ter  um profissional de TI (Tecnologia da Informação), e ele não vai só implantar como dar um curso para todos os dirigentes e Presidentes de Clubes. Vão ter três principais Diretores quase que de plantão na Liga  (Diretor técnico, Administrativo e Financeiro), em conjunto comigo. Nós vamos estar lá de segunda a sexta pelo menos até regularizar toda a situação caótica que aí estar. Mensalmente vai estar o balancete na parede. O principal ponto de qualquer candidato é imprescindível a transparência. Vamos ter também um Diretor  de imprensa, que visitará ao menos uma radio por semana para  informar a todos tudo que estamos fazendo. Então, tudo que a imprensa precisa saber, vai estar informada, trataremos com prioridade  a imprensa.

Vamos ter um departamento de Arbitragem Independente sem interferências. Eu não acho certo o presidente da Liga mandar na arbitragem. A Liga passa a relação de jogos, e é o departamento  que escala e que resolve. Eu quero deixar mais independente.

Vamos ter que levantar a Liga. O candidato que ganhar vai ter que resolver o problema de documentação de clubes e da própria LIGA e fazer um negocio transparente”.

Formato do campeonato:

 “Já estamos elaborando uma nova fórmula de disputa, do campeonato principal dos clubes Filiados com 8 ou 10 clubes, mas ainda não pretendo apresentá-lo, porque eu ainda não fui eleito, então eu preciso apresentar para os clubes, para ver se eles aceitam, se eles concordam. Mas é uma fórmula de disputa que já está sendo utilizada em várias competições. Vamos levar a proposta para os clubes e ver o que eles acham”.

Vamos fazer um bom campeonato, mas com consentimento dos clubes. E fazer uma grande final, a final será uma festa, trazer muitas autoridades Prefeito,vereadores, empresários, desportivas do Presente e do passado,  inclusive o Presidente da FBF , cada final de Campeonato Amador tem que ser uma festa se não perde a graça, perde a essência. Isso vai ser proposto, e os clubes vão decidir.

E o nosso Diretor de Esportes terá que trabalhar incansavelmente para isso.

Fora isso temos também a proposta de campeonatos para Não filiados como, o interbairros, ruralzão, veterano, feminino e categorias, para isso vamos sentar com o Secretario de Esportes e Prefeito do Município e ver uma forma de viabilizar essas competições.

 Duração da temporada:

“Meados de Março é uma data tranquila de se começar o amador pois o profissional da Primeira Divisão já estará bastante avançado terminando, e  até para dar tempo de montar tudo, com tranquilidade, aparando as arestas. Meados de 10 a 15 de junho para terminar. Pela importância do amador, por mexer com toda a cidade, não existe uma outra forma de lazer mais contagiante que o futebol.

Tudo vai depender da viabilização do Estádio sem interrupções, do nosso secretário de esportes”.

Até para ter tempo após o campeonato Amador de se organizar uma seleção de Futebol Forte para a disputa do intermunicipal.

Captação de recursos:

“A Liga hoje não tem forma de captar recursos, mais vamos mudar isso, primeiro regularizando a situação fiscal para celebrar convênios com o poder publico. Paralelo a isso hoje, eu tenho parceiros que estão esperando uma mudança na estrutura da Liga, para que eles possam investir. A Liga estando bem, conseguimos parcerias com empresas, como tinha há  anos atrás. Queremos ter um caixa para fazer uma seleção forte, um dinheiro que dê retorno, que possa ajudar os clubes”.

Estamos atrás de patrocínios e alguns já estão engatilhados. São publicidade nos muros do estádio, no campo de jogo, e de mídia na transmissão dos jogos ao vivo via Youtube.

Primeiro precisar legalizar a documentação da LIGA de todos os clubes que precisarem pra gente poder correr atrás de recursos”.

 Relação com arbitragem

 “Pretendemos fazer uma reciclagem, novos nomes, novas pessoas. A arbitragem é a espinha dorsal da Liga. A arbitragem indo bem, tudo caminha bem. Eu pretendo unir todo o pessoal que saiu por diversos motivos, por confusão, incompatibilidade de gênio.

O departamento de árbitros vai continuar tendo um diretor. Eu não vou influenciar, mas vou supervisionar, quem tá trabalhando, quem teve problema, o que é normal. Mas eu vou ter um diretor que tem credibilidade com todos os clubes, e que já foi árbitro. Não vou falar o nome até por uma questão de ética.

Punição de cartões eu estou pensando seriamente em punir com doação de alimentos, para instituições que fazem assistência”.

Estádio Mário Pessoa:

 “Isso é mais direcionado para a Secretaria de Esportes, sabemos que tá ruim que o gramado tem problemas, que a estrutura esta ruim, mas recentemente o Barcelona que vai disputar a Serie A do Baiano, trouxe o vistoriador e o município já se comprometeu a fazer as melhorias. A prioridade do Estádio é do Futebol Amador e vou cobrar incansavelmente do município, acredito na vontade e sensibilidade do Secretário Kaike Souza. Por isso é importante os parceiros. No que a Liga pode ajudar? Marcação de campos, por exemplo. Então aquilo que a gente pode suprir a gente faz”. É hora de todos ajudarem dá pra diminuir a cobrança, porque cobrar de algo que não é seu é complicado. A Secretaria de Esportes e Prefeitura vai fazer o possível tenho certeza que vai  deixar  o estádio em condições. É difícil pro secretario resolver isso de uma hora pra outra. Mas como disse tenho certeza que ele está empenhado”.

Tribunal de Justiça

Isso faz parte do Estatuto da Entidade e eu nem sei porque não existe mais temos dois bons nomes para conduzir a criação do TJD um é de Felisberto Santiago que conhece das regras a serem cumpridas e outro é do o Dr. Diran Filho que possivelmente será nosso Diretor Jurídico e conduz muito bem a equipe dele. Jamais eu vou me envolver em uma decisão do tribunal. Claro que o presidente tem alguns poderes de interferir se ele ver que é necessário, mas acho que não será. Eles terão carta branca, é um departamento que não queremos atrapalhar. O que eu quero é melhorar o local de trabalho deles que é a LIGA.  O TJD,  vai julgar, mas o regulamento já vai definir algumas coisas. Porque se não, não adianta. Serão pessoas competentes. É só da liberdade pra eles trabalharem. Se tiver que punir, vai ter que punir, e todos o jogadores e equipes, terão direito a ampla defesa.

“Não vamos deixar os clubes sem campeonato. Vamos abraçar. Quero estudar a melhor forma, sentar com Mário Alexandre, com o secretario de esportes, com a minha diretoria e ver o que a gente pode fazer. Se o problema maior é o campo,  vai ser solucionado se o problema é dinheiro vamos solucionar, se Deus quiser. É algo que a gente tem que estudar. E tem que ter o apoio dos clubes também”.  Bruno Rosário.