O retorno da Expoverão de Agropecuária a Ilhéus teve avaliação positiva de organizadores e do público. O evento, que se estendeu de três a oito deste mês, no Parque de Exposições Jackson Figueiredo, na zona sul da cidade, reuniu cerca de cem expositores, duzentos animais das raças mangalarga marchador e girolando, e aproximadamente 25 mil pessoas. A iniciativa foi uma realização da Sulcesso Eventos em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (Sedic), Petrobras, Polícia Militar e ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia).

Tito Fonseca, um dos organizadores, estima que a exposição tenha gerado um milhão de reais em negócios, além de movimentar a rede hoteleira, empresas de aluguel de veículos, restaurantes e barracas de praia. Ele ressalta também a adesão de empresas de grande porte ao evento, como a Honda, que fabrica máquinas agrícolas, além da participação de criadores de cavalos da região.

Presente à exposição no último sábado, 7, acompanhado do vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), do deputado estadual Eduardo Salles, do presidente da Câmara, Tarcísio Paixão, e do deputado federal Ronaldo Carletto, o prefeito Jabes Ribeiro afirmou que a iniciativa só confirmou o retorno da cidade ao roteiros de grandes eventos do setor agropecuário e a vocação de Ilhéus para o turismo de negócios, que cresce em todo o País.

Morador de Itabuna, Roberto Santos elogiou a estrutura e o perfil da festa. “Aqui na região, apesar de ter tido um passado voltado ao campo, há bastante tempo não se via uma exposição como essa. Gera negócios, turismo e atrai um novo público”, finalizou o visitante.

Com o sucesso dessa edição, já foram iniciados os preparativos para o próximo ano. “O êxito de 2015 demonstra que podemos ampliar para o ano que vem. Vamos atrair mais expositores, aumentar as atrações musicais, além da programação geral, que atrai não só negócios, como famílias e turistas”, comenta Tito Fonseca.

Reforma – Para receber a oitava Expoverão, o parque passou por uma reforma realizada em parceria entre a Prefeitura de Ilhéus e a Sulcesso Eventos. Segundo o secretário municipal de Indústria e Comércio, Roberto Garcia, foi melhorada a acessibilidade para deficientes físicos, criados espaços para palcos e camarins, feita total revisão nos sistemas elétrico e hidráulico, além de nova pintura, roçagem, capinagem, e a instalação de três tanques com dez mil litros cada.