Servidores da prefeitura de Salvador são suspeitos de envolvimento em esquema de fraudes de licenciamentos e autuações ambientais, que foi desarticulado após operação deflagrada pelo Ministério Público (MP-BA) nesta quarta-feira (25).

Os suspeitos aplicavam multas indevidas para beneficiar empresas em troca de propina. Além disso, trocavam o pagamento das multas por equipamentos eletrônicos como tablets, aparelhos de ar-condicionado, computadores e até cafeteiras.

Divulgado em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (25), a “Operação Verde Limpo”, comandada pelo MP-BA com apoio da Polícia Civil, para desmontar o grupo criminoso, atuava desde 2013. Foram executados cinco mandados de prisão temporária por ordem judicial, quatro já foram cumpridos. Outros quatro mandados de condução coercitiva e outros quatro de busca e apreensão.

Os presos foram os servidores municipais Vânia de Oliveira Coelho, coordenadora de fiscalização que determinava o valor das multas, e Antônio Carlos Nobre Carvalho, além dos empresários Marcos Carvalho Silva e Rafael Oliveira Barreto. Em nota, a Sucom informou que os funcionários envolvidos no esquema desvendado pelo MP serão afastados dos cargos.