O Bispo Diocesano de Ilhéus Dom Mauro Montagnoli, estará ordenando mais 06 Diáconos Permanentes para a Diocese de Ilhéus. São eles: Domingos Batista P. de Andrade, Erivaldo Alves de Araújo, Francisco José Santos dos Anjos, Joílson Reis Araújo, Raimundo Eduardo R. Costa e Reinan Souza Santos. A Cerimonia acontecerá na Catedral Diocesana de Ilhéus neste domingo (22) às 10h00 da manhã.

O Brasil conta hoje com cerca de 1.500 diáconos. Na Diocese de Ilhéus são 04 Diáconos atualmente. o diaconato foi restaurado pelo Exmo. Revmo. Sr. Arcebispo Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, sendo o Bispo Dom João Brás de Aviz o primeiro Bispo a ordenar os 8 primeiros Diáconos Permanentes na Diocese de Ponta Grossa.

Diaconato é o primeiro grau do Sacramento da Ordem. Os outros dois são o presbiterato e o episcopado, portanto, diáconos, presbíteros e bispos compõem a hierarquia da Igreja. Para os Diáconos as mãos lhes são impostas pelo Bispo para o serviço e não para o sacrifício. Com a ordenação o diácono deixa de ser leigo e passa a fazer parte do clero. Esse Sacramento o faz diácono por toda a eternidade. Não há como retroceder.

Na ultima semana no período do de 10 à 15 de maio, os nossos 06 futuros Diáconos estiveram com suas esposas em momento de Retiro juntamente com o Bispo Diocesano na Casa de Retiro Nossa Senhora das Graças no Banco da Vitória em Ilhéus, onde lá aprenderam um pouco mais sobre a vida Diaconal e fortaleceram ainda mais a vontade em servir a Deus e a Comunidade Diocesana.

Portanto eles e seus familiares, contam com a sua presença e de seus familiares na Catedral neste domingo dia 22 de maio às 10h00.

 

Por Paulo Costa / PASCOM –Diocese de Ilhéus