A Prefeitura de Ilhéus montou uma unidade exclusiva para atendimento a casos suspeitos e confirmados de coronavírus e sintomas comuns de gripe, com ou sem dificuldade para respirar. De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesau), os pacientes enquadrados nos critérios citados devem se dirigir ao Centro Covid-19. O objetivo é evitar a busca por atendimento em outras unidades de saúde do município.

Quando e onde procurar atendimento em caso de suspeita de coronavírus?

O Centro de Atendimento à Covid-19 é referência em Ilhéus. Embora apresente sintomas leves e um quadro de síndrome gripal, o indivíduo deve procurar a unidade, que funciona 24 horas. A equipe realiza o manejo adequado do paciente e os casos mais graves são encaminhados aos hospitais de referência da cidade.

Atualmente, a Sesau realiza dois tipos de exames para diagnóstico da doença:

Teste rápido: A coleta é feita com um furo no dedo e deve ser realizada após o sétimo dia do início dos sintomas gripais. A testagem é realizada em casos específicos.

RT-PCR: Com swab, cotonete passado na garganta e nariz do paciente, a amostra pode ser coletada entre o primeiro e décimo dia do início dos sintomas: febre, tosse, coriza e dificuldade para respirar.

“Mesmo que apresentem um resfriado comum, as pessoas precisam passar por uma avaliação médica no Centro de Atendimento à Covid-19, localizado no Centro de Convenções de Ilhéus”, frisou Geraldo Magela, secretário de Saúde. Em ambos os casos elas devem permanecer em isolamento domiciliar por 14 dias, afastadas de crianças, idosos e pacientes crônicos, hipertensos e diabéticos.