Após mais de 100 dias da nova gestão no mandato 2021-2024, o prefeito Mário Alexandre, traduziu o período como de muito trabalho nestes novos tempos, em meio à pandemia do coronavírus, junto com o vice-prefeito Bebeto Galvão. “A escolha do slogan, ‘para novos tempos, a força do trabalho’, não foi aleatória. A base da nossa filosofia é a constância do labor, o esmero nas atribuições e foco nos resultados”, afirmou o prefeito de Ilhéus, ao resumir o período já percorrido em 2021, bastante pautado por importantes obras, saúde e apoio à iniciativas sociais.

..

E quando a missão é dada, a gestão mostra que a missão é também cumprida. Um exemplo muito claro disso, é a obra do canal do Malhado, que está em andamento e conta com mais de 80% de conclusão da primeira etapa. O governo trabalha para viabilizar mais recursos para a segunda etapa do canal, situado na Central de Abastecimento.

..
..

Outros importantes avanços na cidade são a requalificação do calçadão da Marques de Paranaguá, que conta com 35% de conclusão; a construção do mirante da Piqueira e a reforma do mirante do Plano Inclinado, ambos situados no Alto da Conquista e com 85% de execução; a reforma da Praça Santa Rita, com 17,4% de avanço físico; e reformas de seis escolas municipais, como a do Banco da Vitória, a Dom Eduardo e o antigo IME da Av. Princesa Isabel, a Gisélia Soares, no Nossa Senhora da Vitória, a Temístocles Andrade, no Teotônio Vilela, e a Nelson de Oliveira, no Nelson Costa, todas em andamento.

.
..
..

A duplicação da BA 001 modificou a fisionomia da zona Sul de Ilhéus com o avanço da primeira etapa. E em se tratando de fisionomia, um fato que saltou os olhos na infraestrutura, foi o arremate da Bahia Mineração no trecho da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), uma concessão de 35 anos do governo federal à Bamin para a exploração do modal que se integrará ao Porto Sul. De acordo com o prefeito Mário Alexandre, esse acontecimento representa a redenção de Ilhéus.

..
..

No quesito saúde, Ilhéus avançou muito e a perspectiva é que avance ainda mais. O chamado Hospital da Mulher, que é a unidade materno-infantil de média e alta complexidade com UTI neonatal e pediátrica, onde funcionava o antigo Hospital Regional, está com a obra em fase final e em breve vai ser entregue aos ilheenses com 105 leitos, fruto da parceria com o Governo do Estado. Também já foram feitos anúncios de mais obras da saúde em parceria com o governo estadual, como a vinda da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, no bairro Esperança; a Academia da Saúde, na Avenida Princesa Isabel; duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo uma em frente ao Hospital Regional Costa do Cacau e a outra no Salobrinho, próxima à UESC; e a construção do posto escola no Centro Social Urbano (CSU), no bairro da Barra.

Quando o assunto é Covid-19, Ilhéus é sinônimo de referência no combate à pandemia. Com a aplicação de mais de 40 mil doses da vacina e cerca de 18,1% da população imunizada, Ilhéus se destaca no enfrentamento da doença com 81 leitos de UTI e a gradativa desocupação desses leitos por pessoas de Ilhéus.

..

Na seara desenvolvimento social, os primeiros três meses também foram marcados pela assinatura do convênio entre a Prefeitura e doze entidades sociais, voltadas para  o cuidade junto a crianças e adolescentes, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Ilhéus (CMDCA), o que fortalece o pacto social em favor das pessoas mais vulneráveis, com prestação de assistência social e promoção da dignidade humana.

Em tempos como esse, de uma epidemia sem precedentes, em que os desafios são exponencialmente alargados, emerge a necessidade de ser ampliada a capacidade da solidariedade humana, a força produtiva, do trabalho, no enfrentamento de problemas e apresentação de soluções. Potencializar os esforços é a missão de um governo que tem a gestão pública como instrumento de promoção do bem estar social.