No último sábado, dia 23, o PCdoB de Ilhéus realizou convenção eleitoral, no plenário da câmara de vereadores. Na ocasião foram aprovadas nove candidaturas a vereador, os nomes são de Rodrigo Cardoso, Marcos Lessa, Dinho Gás, Prof. Rodolfo, Irmão George, Jacks Rodrigues, Dr. Jó, Nerival e Enfermeira Ilse.

Também foi declarado apoio ao vice-prefeito Carlos Machado (PP), conhecido como Cacá Colchões para prefeito e a indicação de Stella Carillo (PCdoB) para a avaliação dos partidos aliados como possível vice-prefeita na chapa majoritária.

O deputado federal, Davidson Magalhães, destacou que o PCdoB, está apoiando para prefeito um candidato que ganhou experiência administrativa nos últimos quatro anos, e é de um partido que faz parte da base aliada do governador Rui Costa.

Davidson também relatou as dificuldades que todas as gestões municipais terão nesse cenário de crise econômica internacional do capitalismo, atualmente agravada no Brasil pela crise política. Finalizou destacando o papel do PCdoB na atual gestão, que, em sua visão, precisa ser aprofundado nos próximos anos.

Sugestões programáticas do PCdoB para o próximo governo

Na convenção foram indicadas algumas medidas para a melhoria das políticas públicas, como nas áreas de saúde e educação; manutenção das vias urbanas e rurais; e compromisso com a plataforma de cidades sustentáveis.

Também a retomada do diálogo com as entidades representativas dos servidores públicos, com vistas à definição do reajuste salarial e o cumprimento dos pisos nacionais do magistério e dos agentes de saúde e endemias.

Além disso, a gestão plena dos recursos da educação; eleições diretas para diretores das escolas municipais; fortalecimento do planejamento com participação popular, por meio dos conselhos sociais; conferências temáticas e um orçamento verdadeiramente participativo.

Atenção especial à mobilidade urbana, com destaque para a valorização de ciclovias e qualidade no transporte coletivo; fortalecimento da agricultura familiar e apoio a demarcação das terras indígenas do povo Tupinambá de Olivença, paralelamente à solução dos problemas fundiários e de financiamento dos pequenos produtores rurais.