Projeto de Lei de autoria do vereador Jerbson Moraes (PSD), que institui e define diretrizes para políticas públicas de conscientização sobre combate à pobreza menstrual e a universalização do acesso à distribuição de absorventes para mulheres em situação de rua e adolescentes em fase escolar, foi protocolado hoje (13), na Câmara Municipal de Ilhéus, como sendo a primeira ação do parlamentar após o recesso legislativo.

Realidade pouco conhecida no Brasil e em Ilhéus, a pobreza menstrual leva milhares de mulheres e meninas, por falta de recursos financeiros, a usar folha de jornal, sacos plásticos, meias e panos velhos durante o ciclo menstrual, aumentando o risco de infecção.

Moraes lembrou que 12,5 por cento das mulheres no mundo, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), vivem na pobreza, sem acesso aos produtos de higiene em decorrência de seus altos custos, ficando impedidas de acessar meios adequados e seguros para gerenciar os períodos menstruais.

“Esta também é uma realidade de muitas mulheres e jovens carentes de Ilhéus, que precisamos combater para, inclusive, diminuir filas nos postos de saúde e hospitais nos tratamentos de infecção urinária e que podem chegar ao extremo do câncer no colo do útero”, disse.

No Brasil não existem dados oficiais sobre a pobreza menstrual. Um das poucas referências acerca do tema vem de uma pesquisa realizada em 2018, por uma fabricante de absorventes, que ouviu 9.062 mulheres de 12 a 25 anos. Entre a faixa etária de 12 a 14 anos, 22 por cento delas afirmam não ter acesso a produtos confiáveis, por falta de recursos. “Este Projeto de Lei é, sobretudo, uma medida de saúde pública para combater uma realidade silenciosa que ocorre em nossa cidade”, destacou.