A Proposta do PL 041/2014 visa uma destinação adequada da substância produzida nos caminhões. O “Chorume” como é conhecido, é uma substância líquida escura que escorre dos caminhões de lixo, possui odor nauseante, resultante do processo de putrefação originado da decomposição de resíduos orgânicos. Contém uma alta carga poluidora e é um dos principais causadores de problemas ambientais, tanto nos aterros sanitários quando nas vias das grandes cidades.

Faz-se necessário que, os veículos empregados na coleta de lixo, devem estar capacitados para recolher o “chorume” produzido e dar um tratamento adequado, proporcionando assim com que as vias públicas se mantenham mais limpas e livres de sujeira, do mau cheiro e do risco de contaminação, premissas fundamentais para um sistema eficiente e ecológico de destinação final de resíduos. Além do mais, o “chorume” pode causar infiltrações no solo e a tingir lençóis freáticos, representando um risco ao meio ambiente e à saúde da população.

Para o vereador Cosme Araújo, é necessário atentar também para casos em que há a existência do depósito próprio para recolhimento do “chorume”, porém a válvula fica aberta durante a coleta de lixo, fazendo assim com que o líquido seja derramado pelas ruas da nossa cidade causando desconforto e gerando um sério problema de saúde pública. “Este projeto é importante, pois, ajudará a coibir a poluição ao meio-ambiente”, pontua.