O quinto encontro temático do Comitê Estratégico Ilhéus Sustentável (CEIS), realizado no Plenário da Câmara Municipal nesta quarta-feira (24) pela manhã, apresentou as metas dos setores de Agricultura Pesca, Indústria e Comércio que comporão o Plano de Metas do município, alinhado ao Plano Plurianual.

Na ocasião, representantes da sociedade civil opinaram sobre as metas escolhidas pelas secretarias municipais correspondentes, e apresentaram sugestões. Para as áreas de Indústria e Comércio, por exemplo, a gestão vai buscar ampliar o acesso ao crédito para pequenos empresários, contratação de aprendizes, capacitação profissional e incentivo ao primeiro emprego.

Já os setores de Agricultura e Pesca buscará, entre outras metas, promover assistência técnica para pequenos agricultores, assentados da reforma agrária, indígenas e quilombolas; fomentar os programas sociais e equipamentos públicos de alimentação escolar no município; promover a população rural do municípios acesso a moradia digna na zona rural.

As metas escolhidas estão alinhadas aos eixos Economia Local e Consumo Sustentável do Programa Cidades Sustentáveis, com o qual a gestão municipal de Ilhéus está comprometida. Mais informações podem ser acessadas em https://bit.ly/2yvHJCD.

Organizado pela Controladoria Geral do Município (CGM), com a participação das Secretarias de Agricultura e Pesca (Seap) e de Indústria e Comércio (Sedic), a campanha para elaboração participativa do Plano de Metas 2017-2020 conta com apoio do Instituto Nossa Ilhéus, articulador local do Programa Cidades Sustentáveis.

Companha de elaboração participativa do Plano de Metas Ilhéus 2017-2020 – O evento foi mais uma etapa para a elaboração do Plano de Metas, que está previsto na Lei Orgânica desde 2008, embora a sua implementação aconteça pela primeira vez apenas este ano. Ao fim dos oito encontros previstos para promover participação popular nas escolhas das metas, será elaborado o documento que funcionará como uma bússola,  informando quais metas e se respectivos indicadores a gestão municipal propõe melhorar, e o quanto devem melhorá-los até o fim da gestão.

Com o Plano de Metas, tanto o poder público quanto a população podem acompanhar de forma mais clara, por exemplo, se a Saúde, a Educação, a Segurança Pública, a Mobilidade, estão avançando e em que medida. Os indicadores podem ser acessados por todos na plataforma https://indicadores.cidadessustentaveis.org.br/br/BA/ilheus, que passará a compor o site da CGM e ficará disponível para todos os governos futuros.

Agende-se para os próximos encontros temáticos: 14/11  – 6º Encontro Temático do CEIS, com o tema “Desenvolvimento Social”; 21/11 – 7º Encontro Temático do CEIS, com o tema “Infraestrutura, Transporte, Trânsito e Defesa Civil”; 05/12 – 8º Encontro Temático do CEIS, com os temas “Planejamento, Administração, Finanças, Governo, Relações Institucionais, Assessoria Jurídica e Controle Interno, Comunicação Social e Gabinete do Prefeito”; A DEFINIR – Audiência Pública para Apresentação e Discussão da Proposta de Plano de Metas da Gestão 2017-2020.

Fotos: Instituto Nossa Ilhéus | Jonathan Souza