O Plano de Abastecimento de Água da Região Metropolitana de Salvador, Santo Amaro e Saubara (Parms) foi apresentado, nesta terça-feira (14), no Auditório da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), por técnicos da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS). O Parms beneficiará mais de 3,6 milhões de pessoas com investimentos de quase R$ 7 milhões.

De acordo com informações da Secretaria, o plano indica, para os próximos 25 anos, alternativas de solução integrada do abastecimento nos municípios de Simões Filho, Lauro de Freitas e Salvador. Uma das propostas é a implantação imediata de nova estação elevatória na Barragem de Santa Helena e a ampliação do sistema adutor da Barragem de Santa Helena para o reservatório da Barragem Joanes II com o objetivo de incrementar a oferta existente em 2,55 m³/s .

O titular da SIHS, Cássio Peixoto, disse que o Parms envolve muito mais que estudos populacionais e demandas de cada cidade. “Representa diagnósticos dos sistemas de abastecimentos de água existentes, a exemplo dos mananciais, barragens, captações, adutoras, estações elevatórias e de tratamento e redes de distribuições”, afirma.