A conclusão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e Porto Sul vão demorar mais um pouco. Segundo o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, o termino das duas obras ocorrerão impreterivelmente em 2021. A ferrovia, que funcionará como via de acesso ao porto só terá as obras terminadas três anos depois do prazo.

A mesma diferença existirá em relação ao Porto Sul, que só deve ficar pronto, de acordo com Dauster, dentro do prazo previsto pelas empresas responsáveis pela execução das obras. A Bamim está a frente da construção do Porto Sul, enquanto a FIOL é de responsabilidade da Valec. Após a liberação da licença de instalação do Porto Sul, o Estado encomendou um estudo para uma nova tecnologia de quebra-mar, produzido com caixões pré-moldados, já utilizado por diversos países, que reduzirá pela metade o tempo de implantação e diminuirá o custo da obra de R$ 3 bilhões para R$ 1,4 bilhão.

Dauster afirmou ainda que a Bahia Mineração continuará responsável pelas obras do porto, e que a empresa está comprometida em cumprir as cláusulas do contrato. Em relação a Fiol, o chefe da Casa Civil foi questionado sobre a mudança de traçado da ferrovia, que passará a fazer a conexão final com a ferrovia Norte-Sul em Campinorte, em Goiás, em vez de Figueropólis, no Tocantins, e afirmou que a alteração se dá para aumentar a atração econômica e transformar a região Nordeste em um dos maiores polos de exportação do país, o que aumentaria a viabilidade do Porto Sul.