O prefeito Mário Alexandre abriu na última quinta-feira (27), o Seminário da Educação do Campo, voltado aos profissionais da rede municipal de ensino de Ilhéus. A solenidade de abertura aconteceu no Centro Administrativo da Conquista e reuniu professores, gestores e equipe pedagógica.

Promovida pela Secretaria de Educação (Seduc), a iniciativa segue nesta sexta-feira (28) nas unidades escolares da zona rural e tem como principal objetivo debater sobre a educação no município, valorizando os saberes locais e a preservação das tradições.

“Esse encontro é fundamental para que possamos compreender a metodologia dentro da nossa rede e elaborar ações que fortaleçam a cultura do campo. Então, todo trabalho realizado pela secretaria é de suma importância para promover um ensino mais inclusivo, com diversas formas de aprendizagens”, disse Mário Alexandre.

seminário do campo; seduc; zona rural

O prefeito ressaltou que uma das prioridades de sua gestão é a Educação, por isso o trabalho desenvolvido pela escola deve ter o papel de acolher, garantindo condições adequadas de trabalho aos profissionais e que todas as unidades sejam atendidas em suas necessidades.

Sob o tema “Educação para a vida: coletando aprendizagens plurais”, o Seminário oferece uma oportunidade para reunir especialistas, professores, alunos e comunidade em geral para discutir sobre como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) podem ser utilizadas para fortalecer a cultura do campo, superar os desafios e promover o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais.

“Participar do seminário é uma maneira de apoiar o desenvolvimento das comunidades rurais e valorizar a riqueza cultural e histórica do campo. É importante que todos os envolvidos estejam conscientes da importância da temática e trabalhem juntos para alcançar esse objetivo”, acrescentou a professora Eliane Oliveira, titular da Seduc.

O Seminário reúne as 16 escolas localizadas no campo, além de quatros escolas que recebem alunos da zona rural. A cultura rural é um patrimônio histórico, social e cultural, que precisa ser valorizado e preservado.  “Eu sou professora do Campo com muito orgulho e quero me aposentar como professora do Campo. Eu sou apaixonada pela minha profissão”, declarou Vera Lúcia, docente da Escola do Japu.