Com o lema “Servir e Proteger, Sempre”, a Guarda Civil Municipal de Ilhéus (GCM), vinculada à secretaria de Mobilidade e Ordem Pública da Prefeitura, vai mudar de comando em breve. O atual comandante Leonardo Bandeira, que serviu ao longo dos últimos quatro anos, passará o posto para Rosivaldo Oliveira dos Santos, após a eleição dos pares e escolha do chefe do executivo municipal. O prefeito Mário Alexandre fez questão de agradecer ao então comandante da GCM, Leonardo Bandeira, por todo empenho e préstimos em favor da administração municipal e da sociedade.

“Nosso sentimento é de gratidão e reconhecimento por todo o empenho e dedicação do comandante Leonardo Bandeira para a nossa comunidade ilheense. Sempre de prontidão e com firmeza, conduziu os trabalhos da guarda civil de maneira exemplar. Por isso, registramos aqui os nossos sinceros agradecimentos”, declarou o prefeito Mário Alexandre.

“Nesses quatro anos ininterruptos, fizemos uma estruturação na guarda civil municipal de Ilhéus, valorizamos o servidor, realizamos diversos projetos e parcerias junto a diversas entidades, de modo que também realizamos toda uma política de aproximação com a comunidade e com todas as autoridades legalmente constituídas”, lembra Bandeira que passará para a função de Inspetor, conforme o regimento da categoria.

Entre as conquistas e melhorias da GCM nos últimos anos, se destacam a aquisição de viaturas padronizadas; estruturação do comando da guarda; criação do auxílio fardamento; valorização salarial com o Plano de Cargos, Carreiras e Salários; aquisições de bicicletas de última geração e equipamentos de proteção individual como capacetes, bastões e coletes; repaginada nos locais e acomodações da GCM com condições adequadas de trabalho; e criação do primeiro centro de monitoramento eletrônico da Prefeitura.

No quesito projetos, as ações foram muitas com o Núcleo Assistencial, Projeto de jiu-jitsu “Também Educa” e a Escola Segura, uma iniciativa em parceria inédita com o Ministério Público do Trabalho (MPT) que realizou doações de notebook, data show, violões, bateria, caixa amplificada e microfone sem fio para uso dos assistidos no projeto.

Além do MPT, a GCM também contou com a parceria da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça, e a importante cooperação técnica com a Polícia Federal.

Três homenagens da Câmara de Vereadores foram realizadas ao longo dos últimos 4 anos em razão de uma gestão bem sucedida, marcada pela estruturação da GCM e valorização de pessoal.

..