Com o objetivo de melhorar a qualidade do trânsito em Ilhéus, especialmente na região central da cidade, a Prefeitura Municipal vem elaborando uma série de estudos técnicos voltados para a execução de obras e serviços capazes de aperfeiçoar a mobilidade urbana local. Além da redução do diâmetro da Praça Cairu, com a criação de uma terceira faixa de tráfego, o prefeito Jabes Ribeiro autorizou o processo licitatório da obra que vai permitir a construção de uma artéria de ligação (sentido sul-norte) da Ponte Lomanto Júnior com a avenida Misael Tavares, o que possibilitará novo acesso ao Terminal Urbano.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, arquiteto Antônio Vieira, informa que o acesso será pavimentado com asfalto e contará com sistema de iluminação, drenagem pluvial, guarda-corpos, passeios dos dois lados e sinalizações vertical e horizontal. “Além disso, em virtude da necessidade de aterro e taludes de corte, adotaremos duas técnicas de construção: para o aterro, usaremos gabiões, que são pedras arrumadas em gaiolas metálicas para a formação de grandes blocos visando a estabilização da área, e, para os taludes de corte, alvenarias de pedra argamassada”, diz.

Antônio Vieira enfatiza que, ao lado de outras medidas adotadas pelo governo municipal, o novo acesso será fundamental para desafogar o trânsito nas proximidades da praça Cairu, melhorando o tráfego de veículos na região central de Ilhéus. “Os veículos que vierem da zona sul não precisarão mais acessar a rua Amélia Nunes e desembocar na Cairu, realidade que contribui para grandes congestionamentos. Eles terão a possibilidade de descerem diretamente na avenida Misael Tavares e, assim, chegarem ao Centro, às áreas de estacionamento e às avenidas Dois de Julho, Soares Lopes e Princesa Isabel”, esclarece o titular da Sema.

O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Ilhéus acredita, ainda, que as intervenções complementarão os aspectos positivos da construção da segunda ponte Centro-Zona Sul. “No futuro, quando a segunda ponte estiver construída, essa ligação vai beneficiar especificamente a avenida Lomanto Júnior e o bairro do Pontal. Em tese, a nova ponte servirá para a população que reside depois da região pontalense”, prevê Antônio Vieira.

 

Secretaria de Comunicação Social – Secom.

Ilhéus, 12.05.16