O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, considera que a Rede Municipal da Educação foi um dos setores do município que mais apresentaram resultados positivos. Para ele, esse avanço condiz com os investimentos feitos no setor e representa o resgate da área de conhecimento, que se encontrava relegada ao abandono durante 12 anos.

O prefeito destaca que os avanços positivos podem ser vistos a partir dos resultados conseguidos na aferição realizada pelo Instituto de Desenvolvimento do Ensino Brasileiro (Ideb), no qual quatro colégios alcançaram média superior à média nacional. Para Almir Melo, o feito conseguido pelas escolas municipais Lions Clube, Professora Isbela Freire Pimentel, Comunitária São Boaventura e Antônio Carlos Magalhães estão sendo seguidos pelas demais.

Almir Melo frisa que o reconhecimento desse trabalho, mais do envaidecer, se torna um estímulo para o aprimoramento da qualidade do ensino. “Por isso, temos proprocionado a constante capacitação dos professores, além de oferecer aos alunos mais conforto, confiança e esperança para um futuro brilhante”, diz o prefeito.

Segundo a secretária Municipal da Educação, Emília Cristina Augusto dos Santos, atualmente, o ano letivo tem início com uma Jornada Pedagógica, na qual são debatidos o processo pedagógico com especialistas e palestrantes de reconhecimento internacional. “Após esses eventos, os professores se reúnem nas escolas para formatar todo o a trabalho a ser desenvolvido durante o ano”, informa Emília.

Explica a secretária, que o processo de ensino-aprendizado ganhou mais estímulo com a realização de diversas ações, inclusive com a parceria firmada com várias instituições. Ela destaca alguns eventos, a exemplo dos Seminários de Educação no Campo; do Pacto; Educação Inclusiva; Projeto Bola da Vez; Projeto Comemortivo do Centenário de Dorival Caymmi; Mais Educação; Progestão; Ginástica Rítmica  Ballet Clásico e os Projetos Gicas e Allegro.

Outro feito considerado importante foi a transformação do Colégio Antônio Carlos Magalhães em escola exclusiva de educação infantil, para atender a crianças dos três aos cinco anos de idade. “Todo o trabalho pedagógico é cuidadosamente elaborado com o propósito de desenvolver uma educação de qualidade, com vários projetos de interação e aprendizagem, com a finalidade de tornar a educação das crianças mais lúdicas e agradáveis”, destaca a professora Emília.

A educação de crianças também ganhou mais vagas com a ampliação da Creche Vovó Cabocla, que passa a oferecer 200 vagas (antes eram 80), num ambiente especialmente construído para atender todas as necessidades do alunos. Outra importante ação foi a desapropriação de uma área de 3.255 metros quadrados, onde está sendo construída a Creche São Boaventura, que atenderá as crianças dos bairros São Boaventura, Cidade Nova, João Fon-fon, Ilha do Gado, São Sebastião, dentro outros circunvizinhos.

Para atender as necessidade da educação, o prefeito Almir Melo tem dado ênfase nos investimentos que, por dois anos seguidos, têm ultrapassado o índice estipulado na legislação. “Hoje, todo o interior do Município tem uma educação de qualidade, inclusive com a implantação do Ensino Fundamental II, evitando que alunos passem grande parte do dia em cansantivas viagens para estudar no centro da cidade e fiquem desestimulados”, conclui o prefeito.