“A maior obra de infraestrutura realizada na Bahia nos últimos cem anos”, essa foi a afirmação do governador Rui Costa durante visita às obras do Complexo Porto Sul, na manhã desta quarta-feira (1º). Na ocasião, Rui Costa realizou a entrega da ponte sobre o Rio Almada, que liga os distritos de Juerana a Aritaguá e representa a pedra fundamental do processo de construção do modal. Acompanhando o dirigente estadual, o prefeito Mário Alexandre destacou a relevância econômica e social do investimento, importante corredor logístico de exportação para o Brasil.

“O governador é um parceiro que busca alternativas para o desenvolvimento da nossa região e que tem feito pela Bahia o que poucos governos fizeram. Obras com recursos próprios, parcerias com deputados federais e alternativas para devolver a Ilhéus lugar de destaque dentro do desenvolvimento do nosso estado”.

Conforme a Bamin, empresa à frente do complexo, o conjunto das intervenções iniciais está 40% concluído e se integra a outras obras em andamento, que consistem na construção do viário, rotatórias, desvios e trabalhos de sinalização, além de ações socioambientais. O Porto Sul se conectará ao trecho 01 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), responsável pelo escoamento do minério de ferro oriundo de Caetité.

Visita ao Porto Sul

“A marca que fica é de alguém apaixonado pela região. Estamos entregando obras e serviços que melhoram a qualidade de vida de milhares de pessoas. Esse é um passo importante para o projeto de infraestrutura logística e produtiva do estado da Bahia. Em breve teremos a conclusão do trecho de ferrovia e eu não tenho dúvida de que a região oferecerá muitos empregos nos próximos anos”, afirmou Rui Costa.

De acordo com o Governo da Bahia, a construção da ponte sobre o Rio Almada foi executada com tecnologia cantitraveller, que permite o cravamento de estacas em áreas de rios com redução de impacto ambiental. Ela é formada por nove vãos com 26 metros e 234 metros de comprimento em pavimento rígido e seguro à circulação de veículos de grande porte.

“Essa ponte é uma importante obra do Porto Sul, construída com tecnologia moderna, em respeito e cuidado ao meio ambiente, à natureza e às pessoas, que são os principais cuidados da Bamin e da ERG”, frisou Benedikt Sobotka, presidente global do grupo. O Porto Sul vai receber investimentos da ordem de R$ 2,5 bilhões. Juntos, os projetos da Mina Pedra de Ferro, localizada em Caetité, e do Porto Sul vão gerar cerca de 55 mil empregos diretos e indiretos.

Visita ao Porto Sul

Requalificação da zona norte – Na oportunidade, o governador anunciou melhorias estruturais para a zona norte de Ilhéus, cujo projeto se estenderá do Malhado (Parque Infantil) até o Iguape, além da requalificação completa da BA-001, que liga Nazaré a Ilhéus, passando por Valença e Itacaré e se conectando ao litoral norte do município.

O projeto citado pelo governador consiste no sistema duplicado, com quatro pistas. “Teremos uma infraestrutura nova para acessar o porto e para o desenvolvimento do turismo”, acrescentou Rui. De acordo com o Governo da Bahia, a licitação do trecho entre Ilhéus e a Ilha de Itaparica representa um investimento na cifra de R$ 100 milhões.

Visita ao Porto Sul