No final da tarde desta terça-feira (19), uma vistoria técnica foi realizada no aterro do Itariri, distrito de Aritaguá, com o objetivo de buscar uma solução consorciada para os resíduos sólidos no Sul da Bahia. O prefeito Mário Alexandre e o vice-prefeito Bebeto Galvão receberam em Ilhéus o secretário de Desenvolvimento do Estado da Bahia, Nelson Pelegrino, e o prefeito de Itabuna, Augusto Castro, para dialogar sobre o assunto.

“Por determinação do governador, vim conversar com o prefeito Mário Alexandre, o prefeito Augusto Castro e com o pessoal do Consórcio Litoral Sul – já falei com o prefeito de Itacaré, Antônio Dionísio – e estou absolutamente convencido que a solução definitiva para essa questão passa primeiro pelo consórcio de municípios”, explicou Pelegrino, ao explanar a possibilidade de Ilhéus e Itabuna integrarem o consórcio para um modelo piloto na Bahia de tratamento de resíduos sólidos, com coleta, transbordo, unidade de separação, reciclagem e com a complementação do aterro para a destinação final. “Vamos conversar com os prefeitos para expor a estratégia do governo do Estado sobre os resíduos sólidos e montar uma equação, seja fazendo uma PPP, uma concessão ou até uma empresa para explorar a solução consorciada”, completou.

Para o prefeito de Ilhéus, o desejo é de aprimoramento. “Queremos dar o exemplo no tratamento do resíduo sólido com coleta seletiva no interior da Bahia, valorizando também o trabalho dos catadores como determina a lei. O apoio do governo do Estado, como sempre, é fundamental para que a gente possa estar construindo isso e alavancando junto com todos os municípios da região Sul, a fim de atender as necessidades básicas do nosso povo”, destacou Mário Alexandre, que agradeceu ao secretário Pelegrino pela disponibilidade em buscar uma composição.

Na comitiva, também se fizeram presentes o secretário municipal de Administração, Bento Lima, e o secretário municipal de Serviços Urbanos, João Aquino.

O Aterro do Itariri, além do município de Ilhéus atende os municípios de Barro Preto e Uruçuca.